facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Investigação Nova tecnologia promete dificultar (ainda mais) vida a criminosos

policiaUm grupo de cientistas desenvolveu uma nova tecnologia que pretende ajudar o trabalho das equipas de CSI. Trata-se de uma etiqueta fluorescente que ajuda a identificar as impressões digitais de balas, facas e outras superfícies metálicas, criando imagens que são precisas para a nanoescala, segundo o site Mashable.

Apenas 10% das impressões digitais encontradas nos locais dos crimes são suficientemente precisas para apresentar em tribunal, segundo uma investigação da Universidade de Leicester. Por isso, o mesmo grupo de investigadores decidiu dar uma ajuda à polícia e desenvolveu uma etiqueta fluorescente.

Esta nova tecnologia permite não só detectar as impressões de várias superfícies metálicas, tais como balas ou facas, como apresentá-las numa escala nanoscópica de maneira a poderem ser melhor identificadas.

Além disso, graças a este novo método, o uso de uma película feita de polímeros electroactivos também impede que as impressões sejam danificadas com pó, por exemplo, como acontece por várias vezes.

in Noticias ao Minuto | 08-07-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro