facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Trabalhadores podem exigir férias extra a partir de amanhã

tcDecisão do TC também obriga a repor descanso devido por horas extra prestadas desde Agosto de 2012

A partir de amanhã, os trabalhadores poderão exigir às suas empresas a reposição de dias de férias, caso estejam abrangidos por convenções colectivas de trabalho que prevejam o direito a mais de 22 dias de férias anuais. E também poderão exigir a reposição de tempos de descanso pelas horas extra trabalhadas desde Agosto de 2012, se as convenções colectivas assim o ditarem. Estas são algumas das consequências da decisão do Tribunal Constitucional (TC), que chumbou seis normas da revisão do Código do Trabalho. Num encontro para explicar as alterações à lei laboral, Nuno Guedes Vaz, sócio da PLMJ, explicou que a decisão do TC entra em vigor cinco dias após a sua publicação, ou seja, na terça-feira.

in Económico | 28-10-2013 | Cristina Oliveira da Silva

Também com interesse
Presidente da República promulga nova lei sobre acesso das secretas a metadados
O Presidente da República promulgou esta segunda-feira a nova lei que permite aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações, os metadados, sublinhando o "consenso jurídico atingido" e a
Mais de 11 mil funcionários públicos reformam-se até julho
Até julho serão mais de 11 mil os funcionários públicos que se irão reformar. Segundo o Diário Económico, comparativamente ao ano passado, são menos 123 os trabalhadores que param de trabalhar.
Pessoas singulares vão poder criar e gerir universidades privadas no país
Alteração consta da proposta de Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior que o Governo está a discutir com parceiros.
Nova Lei de Saúde Pública vai
O diretor-geral da Saúde afirmou hoje que a Lei de Saúde Pública, que será debatida quinta-feira no parlamento, vai "modernizar" esta área, ao reunir num só articulado a legislação que até
Empresas voltam a contratar no segundo semestre
As empresas voltaram a contratar e a recrutar mais estagiários. Os números do desemprego estão a descer ligeiramente. Será um sinal que o pior já passou?
Abertura de ano judicial adiada para 8 de outubro
Supremo Tribunal de Justiça já anunciou nova data para a cerimónia que decorre em Lisboa: 8 de outubro, quatro dias após as eleições legislativas. Data inicial prevista era de 16 de setembro.
Marcelo promulga diploma que alarga serviços das farmácias
O Presidente da República deu luz verde ao diploma mas apontou que este devia ter tido "mais ampla audição das entidades interessadas".
Pagamentos em dinheiro vivo só até 3 mil euros
O PS avançou com um projeto de lei que proíbe qualquer tipo de pagamento em dinheiro sempre que os valores ultrapassem os 3 mil euros.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro