facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Trabalhadores podem exigir férias extra a partir de amanhã

tcDecisão do TC também obriga a repor descanso devido por horas extra prestadas desde Agosto de 2012

A partir de amanhã, os trabalhadores poderão exigir às suas empresas a reposição de dias de férias, caso estejam abrangidos por convenções colectivas de trabalho que prevejam o direito a mais de 22 dias de férias anuais. E também poderão exigir a reposição de tempos de descanso pelas horas extra trabalhadas desde Agosto de 2012, se as convenções colectivas assim o ditarem. Estas são algumas das consequências da decisão do Tribunal Constitucional (TC), que chumbou seis normas da revisão do Código do Trabalho. Num encontro para explicar as alterações à lei laboral, Nuno Guedes Vaz, sócio da PLMJ, explicou que a decisão do TC entra em vigor cinco dias após a sua publicação, ou seja, na terça-feira.

in Económico | 28-10-2013 | Cristina Oliveira da Silva

Também com interesse
Fisco vai ter acesso a contas e imóveis em 'offshores'
Portugal assinou um novo acordo de troca automática de informação fiscal que envolve paraísos fiscais. Em 2014, fisco terá acesso regular a rendimentos e activos adquiridos em, ou por, offshores.
Governo aprova registo de terras sem custos nos próximos dois anos
O Governo vai avançar com o registo de terras gratuito, nos próximos dois anos, para conhecer os terrenos sem dono, que serão integrados num banco de terras.
Paraísos fiscais passam a estar na mira do Fisco já no fim do ano
Quem tiver dinheiro guardado em paraísos fiscais tem até ao final do ano para regularizar a situação fiscal. Caso contrário, arrisca-se a ser punido pela Autoridade Tributária quando entrarem em v
Condução sem carta é o crime com mais fugidos à polícia
Homens são seis vezes mais do que as mulheres identificadas por fuga às autoridades. Há 220 empresas visadas.
Todos os dias foram apanhados mais de 700 condutores com excesso de álcool
Nos últimos três meses, foram apanhados pela polícia todos os dias mais de 700 condutores com álcool a mais no sangue. O balanço aponta ainda para um aumento das infrações por falta de carta e cinto.
Estados-membros podem recusar subsídios a imigrantes que se mudem à procura de benefícios
Decisão do Tribunal de Justiça da UE, em caso que opunha uma romena e o seu filho a um centro de emprego numa cidade alemã, permite aos países recusar subsídios aos cidadãos "economicamente inativos".
Banco de Portugal instaura 26 processos a 13 instituições
Maioria dos processos tiveram por objecto o “incumprimento de preceitos imperativos que regem a actividade das instituições de crédito”, refere o regulador do sector financeiro português.
Candidatura dos precários do Estado à regularização começa em maio
Os trabalhadores precários do Estado podem pedir a avaliação da sua situação entre 11 de maio de 30 de junho, de acordo com a portaria publicada hoje em Diário da República.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro