facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Julgamentos sumários para crimes graves chumbados pela terceira vez pelo Constitucional

tribunalMais uma vez, o TC julgou inconstitucional a aplicação de um julgamento rápido para crimes com penas superiores a cinco anos de prisão. Norma do Código Processo Penal mantém-se para já em vigor, mas abre-se a porta à sua revogação.

O Tribunal Constitucional (TC) julgou pela terceira vez a inconstitucionalidade do artigo do Código Processo Penal que possibilita o julgamento sumário, feito por apenas um juiz, de um crime com pena superior a cinco anos de prisão em que o suspeito foi apanhado em flagrante delito. Esta decisão abre a porta a que o TC, por iniciativa própria, inicie um processo de fiscalização abstracta da norma, mas não invalida de imediato a regra.

Noticia integral aqui: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/julgamentos-sumarios-para-crimes-graves-chumbados-pela-terceira-vez-pelo-constitucional-1615617

in Público | 09-12-2013 | Mariana Oliveira

Também com interesse
Fisco notifica concessionários das praias para pagarem IMI
O fisco está a notificar os concessionários das praias para pagarem IMI, uma cobrança contestada pela associação da restauração (AHRESP), que já pediu um parecer sobre esta cobrança a um escritório de advogados.
Militares na reserva vão entrar na vigilância das escolas
O Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira alterações a um diploma que permitem o recrutamento de elementos das Forças Armadas na reserva para vigilância nas zonas escolares.
Revisores de contas com novas regras no próximo exame de admissão
As regras do exame de admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (ROC) foram alteradas com a publicação de um novo regulamento, aplicando-se já à primeira prova deste ano marcada para o próximo
Governo vai rever valor fiscal dos imóveis
Peritos do Ministério das Finanças vão rever o Valor Patrimonial Tributário dos imóveis e atualizar os coeficientes de localização até ao verão.
Gabriela Figueiredo Dias vai ser nova presidente da CMVM
Gabriela Figueiredo Dias vai ser a nova presidente da CMVM. A actual vice-presidente do regulador da bolsa vai substituir Carlos Tavares que já tinha terminado o mandato há cerca de um ano, confirmou ao Negócios fonte do Minist&e
Empresas terão de pagar por doenças que resultem de assédio
PS e Bloco chegaram a acordo para tornar mais duras as penas por assédio no trabalho. Empresas condenadas passarão a constar de uma lista na Autoridade para as Condições do Trabalho.
Maioria aprova reposição de cortes salariais na função pública
A maioria PSD/CDS-PP aprovou hoje no Parlamento a reposição dos cortes salariais aos trabalhadores da função pública com vencimentos acima dos 1500 euros por mês.
Falha de comunicação entre tribunais permite que abusador mantenha guarda da criança
A grande maioria dos processos-crime, incluindo de abusos sexuais de menores, não é comunicada aos Tribunais de Família e Menores, permitindo que a guarda da criança possa continuar com o alegado abusador, denuncia a Ass

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro