facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Julgamentos sumários para crimes graves chumbados pela terceira vez pelo Constitucional

tribunalMais uma vez, o TC julgou inconstitucional a aplicação de um julgamento rápido para crimes com penas superiores a cinco anos de prisão. Norma do Código Processo Penal mantém-se para já em vigor, mas abre-se a porta à sua revogação.

O Tribunal Constitucional (TC) julgou pela terceira vez a inconstitucionalidade do artigo do Código Processo Penal que possibilita o julgamento sumário, feito por apenas um juiz, de um crime com pena superior a cinco anos de prisão em que o suspeito foi apanhado em flagrante delito. Esta decisão abre a porta a que o TC, por iniciativa própria, inicie um processo de fiscalização abstracta da norma, mas não invalida de imediato a regra.

Noticia integral aqui: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/julgamentos-sumarios-para-crimes-graves-chumbados-pela-terceira-vez-pelo-constitucional-1615617

in Público | 09-12-2013 | Mariana Oliveira

Também com interesse
Estado apreendeu 35 milhões em bens. Nada vendeu
Foi criado em 2012 um gabinete responsável por vender os bens apreendidos a criminosos, como, por exemplo, automóveis. Até hoje, nenhum foi vendido.
Diretor-geral admite faltarem 700 guardas nas cadeias
O diretor-geral dos Serviços Prisionais disse, esta quarta-feira, que faltam 700 guardas nas cadeias, mas que a situação só será resolvida quando o Ministério das Finanças autorizar a abertura de concursos para novas contratações.
Governo aprova novo regime legal de estímulo ao emprego científico
O Governo aprovou hoje o novo regime legal de estímulo ao emprego científico, que prevê contratos de trabalho para investigadores doutorados, com a duração até seis anos, em substituição de bol
Falsificação de notas diminuiu. Notas de 20 e 50 são as mais 'perigosas'
Os dados do Banco de Portugal permitem encontrar um padrão favorável no número de notas contrafeitas retiradas de circulação do sistema financeiro português durante o ano passado.
Um milhão de euros para atendimento a vítimas de violência doméstica
A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, anunciou hoje um investimento de um milhão de euros no atendimento de vítimas de violência doméstica, durante a inauguração de
Apoio de 1% aos novos contratos de trabalho vai mesmo acabar no final do mês
Questionado sobre se pretende renovar o "Incentivo Emprego" o Governo responde que a medida "termina a vigência prevista, tendo cumprido os objectivos com que foi instituída".
Governo esclarece que se mantêm valores limite para contratos por ajuste direto
O secretário de Estado das Infraestruturas esclareceu que a revisão do Código dos Contratos Públicos (CCP) mantém os valores máximos que permitem fazer ajustes diretos.
Entra hoje em vigor novo Perfil do Aluno com “matriz comum a todas as escolas”
O novo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória entra hoje em vigor, "uma matriz comum para todas as escolas" e vertentes de ensino que define os valores, competências e princípios.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro