facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

InfoJus

Certificado do Registo Criminal online. Onde e como pedir?

Desde meados deste ano que é possível efetuar o pedido de Certificado do Registo Criminal online, uma medida que se insere no plano Simplex + e que permite a todos os cidadãos portugueses com idade superior a 16 anos efetuar o seu pedido de certificado do registo criminal comodamente sem sair de casa.

registo criminal site

Aqui deixamos algumas perguntas e respostas sobre como pedir o Certificado do Registo Criminal online.

Para mais informações devidamente atualizadas, recomendamos consultar a página Pedir e consultar registo criminal de pessoas

...

"Como posso pedir o meu certificado do registo criminal?

1)   Através do Portal Registo Criminal Online, autenticando-se com o seu cartão do cidadão (com leitor de cartão e os códigos ativos), ou com a Chave Móvel Digital (CMD) se esta tiver sido obtida com o cartão do cidadão.

Depois de feito o pedido ser-lhe-à fornecida uma referência Multibanco para pagamento da taxa devida e, uma vez efetuado esse pagamento, o certificado será disponibilizado no próprio Portal logo que emitido.

registo criminal acesso

2)   Pessoalmente, em qualquer dos postos de atendimento onde é possível a emissão de certificados:

• Nos Balcões dos Serviços de Identificação Criminal (DSIC);

• Em Unidades Centrais ou Secções de Proximidade de Secretarias de Tribunais de Comarca;

• Nas Lojas do Cidadão e Espaços do Cidadão onde este serviço esteja presente (deve verificar os serviços disponíveis em cada posto);

• Nas Lojas da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) da Região Autónoma dos Açores

O pedido pessoal é meramente verbal, sem preencher qualquer impresso. Apenas deverá ser assinado um recibo do pedido. Deve apresentar no ato do pedido o seu cartão do cidadão ou bilhete de identidade, ou outro documento de identificação válido e idóneo que permita verificar que se trata do próprio (fotografia e assinatura) e comprovar os dados de identificação necessários à emissão (nome, naturalidade, data de nascimento, filiação, nacionalidade).

(Todas as informações necessárias podem ser consultadas em www.dgaj.mj.pt /separador Registo Criminal)

3)   Se residir no estrangeiro e tiver conta bancária em Portugal com serviço de homebanking também pode pedir o certificado através do Portal Registo Criminal Online. Caso não disponha desse serviço, pode utilizar o formulário disponível para o efeito no sítio destes serviços na Internet, de acordo com as instruções referidas em "Residentes no Estrangeiro"."- Informação constante do portal do Registo Criminal Online

No site também é possível, com o código de acesso, consultar o certificado de registo criminal.

registo criminal consulta

 

PUB

Também com interesse
Animais de Companhia – Regime Penal
Desde 1 de outubro de 2014 que o abandono ou maus tratos infligidos a animais de companhia são considerados crime, punível com pena de prisão ou com pena de multa.
ANACOM - Guias do Consumidor - Comunicações Eletrónicas
A ANACOM divulgou no seu Portal do Consumidor um conjunto de guias informativos dirigidos aos consumidores com informação sobre a utilização de serviços de comunicações eletrónica
EU Charter - APP da Carta da UE
A aplicação «Carta da UE» constitui um ponto de acesso rápido e abrangente em matéria de direitos fundamentais para dispositivos móveis.
Matança do Porco. É Legal, mas tem Regras. Conheça-as!
A autorização da matança de animais fora dos estabelecimentos aprovados nos termos da lei não pode comprometer o respeito das regras aplicáveis à garantia da saúde pública e da proteç&ati
Tratados consolidados, Carta dos Direitos Fundamentais – 2016
A publicação contém as versões consolidadas do Tratado da União Europeia e do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia resultantes das alterações introduzidas pelo Tratado de Lisboa.
Testamento Vital – O que é e como fazer!
O Testamento Vital é um documento, registado eletronicamente, onde é possível manifestar o tipo de tratamento, ou os cuidados de saúde, que pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade.
Contas Bancárias - Conheça as suas
Certamente já teve ou tem contas bancárias em vários bancos nacionais, nalguns casos, tantas que até lhe perde o rasto e depois é surpreendido com contas a negativo em virtude de a não ter encerrado.
CVRIA - APP Android do Supremo Tribunal de Justiça da União Europeia
Esta aplicação móvel é o instrumento perfeito para aqueles que se querem manter atualizados sobre o trabalho do Tribunal de Justiça da União Europeia.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro