facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

InfoJus

Testamento Vital – O que é e como fazer!

O Testamento Vital é um documento, registado eletronicamente, onde é possível manifestar o tipo de tratamento, ou os cuidados de saúde, que pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade. O Testamento Vital permite, também, a nomeação de um ou mais procuradores de cuidados de saúde.

testamento vital infojus

 “Um Direito dos Cidadãos”

Pode consultar e descarregar no final da página um anexo com uma compilação do regime jurídico do Testamento Vital e um conjunto de Perguntas Frequentes disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, para que esclareça as suas dúvidas sobre o alcance e o sentido prático deste instrumento jurídico colocado à disposição dos cidadãos.

Legislação Relevante:

Lei n.º 25/2012, de 16 de julho – Regula as diretivas antecipadas de vontade, designadamente sob a forma de testamento vital, e a nomeação de procurador de cuidados de saúde e cria o Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV)

Portaria n.º 104/2014, de 15 de maio – Aprova o modelo de diretiva antecipada de vontade

Portaria n.º 96/2014, de 5 de maio – Regulamenta a organização e funcionamento do Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV)

 

Anexos:
FicheiroDescriçãoTamanho do ficheiroModificado em
Fazer download deste ficheiro (Testamento Vital - Regime e Perguntas Frequentes.pdf)Testamento Vital - Regime e Perguntas FrequentesDownload Gratuito680 kB20-Fev.-17

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro