facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Reembolsos de IRS ficam mais gordos em 2014

irsO cheque de reembolso das Finanças que os contribuintes receberão em 2014 deverá manter-se ou até mesmo aumentar. Isto porque os trabalhadores também vão descontar este ano mais antecipadamente do que seria suposto, tendo em conta que as novas tabelas de retenção na fonte de IRS estão a cobrar valores acima do devido, apontam alguns especialistas ouvidos pelo Diário de Notícias (DN).

Apesar da redução dos escalões de IRS, aumento do valor que é retido mensalmente e do corte das deduções à colecta, medidas contempladas no Orçamento do Estado para 2013, a maioria dos portugueses vai continuar a receber o habitual cheque do Fisco aquando do acerto de contas anual, em 2014, sendo que no caso dos funcionários públicos o reembolso poderá ser inclusivamente mais generoso, segundo cálculos da Deloitte, citados pelo DN. E porquê? Por que as novas tabelas de retenção na fonte de IRS, publicadas na segunda-feira em Diário da República, inflacionam o montante que cada contribuinte terá de descontar à cabeça. Assim, os cofres públicos encaixam mais dinheiro a curto prazo, não deixando, porém, de ter de o devolver mais tarde.

PUB
 

Este excesso de cobrança antecipada de IRS é uma prática habitual, indicam fiscalistas contactados pelo Diário de Notícias. No entanto, “este ano choca especialmente o facto de os contribuintes estarem já a ser chamados a um esforço adicional por via do aumento efectivo do imposto”, é explicado.

in Noticias ao Minuto | 17-01-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro