facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Justiça: Joana Marques Vidal diz que Ministério Público não é polícia

joana marques vidalO Ministério Público (MP) não é uma polícia. Dirige investigações", sublinhou ontem a procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vidal, em resposta ao advogado Daniel Proença de Carvalho, que diz que o MP devia "deixar de fazer investigação direta e ser polícia".

Numa conferência em Lisboa – ‘Estado Social: A Justiça - Que Futuro?’ – a PGR admitiu que, em termos de organização "há bastante a melhorar" no MP, mas contestou frontalmente as críticas do advogado. Mais, ao contrário do seu antecessor, Joana Marques Vidal afirmou: "Tenho poderes suficientes e adequados para coordenar." A magistrada alertou ainda para o agravamento de problemas relacionados com a família e menores em situação de crise económica.

Já Proença de Carvalho, advogado de José Sócrates, considerou que se assiste a "uma regressão no sistema de justiça" e que "há magistrados do Ministério Público a mais, em comparação aos restantes países da União Europeia".

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, também presente no debate, afirmou que ainda existe "muita irrespon-sabilidade por parte de todos os profissionais forenses e que a nova arquitetura do siste-ma judiciário precisa de agen-tes claramente responsabili-zados".

in Correio da Manhã | 24-01-2013 | Débora Carvalho

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro