facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Presidente da Assembleia quer criar unidade de apoio legislativo

parlamentoAssunção Esteves reuniu com politólogos e juristas que vão integrar o grupo e já tem em mãos um estudo.

O grupo de trabalho que a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, lançou como ideia, no final do ano passado, para conseguir uma simplificação e melhoria das leis deverá concluir pela "formação de uma unidade de apoio" ao Parlamento nesta matéria.

O objectivo foi avançado ao DiárioEconómico pelo gabinete da presidente, que adiantou já ter na sua posse um "estudo comparado das soluções que outros parlamentos nacionais da União Europeia e do Parlamento Europeu têm para este tipo de casos. Está também já pronta uma "experiência de compilação conduzida pela Comissão de Saúde e, quase a concluir, uma legislação sobre educação e violência doméstica", explicou o gabinete de Assunção Esteves, que, no fim de 2012, reuniu com um conjunto de politólogos e juristas que pretende convocar para formarem este grupo de trabalho.

in Económico | 28-01-2013 | Márcia Galrão

Também com interesse
Estatuto da GNR aprovado. Retirada alínea que levou a veto do Presidente
O Conselho de Ministros alterou hoje o novo estatuto da GNR, que foi vetado pelo Presidente da República, prevendo agora que naquela força apenas os coronéis com formação de base na academia militar possam ser promo
36% dos recursos por anulação de subsídio de desemprego têm decisão favorável
Dos 475 recursos feitos ao longo de 2015 em casos de anulação de subsídio de desemprego, 36% obtiveram uma decisão favorável, um número muito semelhante ao do ano passado. Problemas na correspondê
Juiz conselheiro João Manuel da Silva Miguel à frente do CEJ
O juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça João Manuel da Silva Miguel vai ser o novo diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).
Antecipar reforma pode custar até 72% aos pensionistas
Trabalhadores que cumpram regras terão razões fortes para continuar a trabalhar até à idade exigida. Perdas de rendimento serão ainda mais graves devido ao fator de sustentabilidade.
(Opinião) Os 60.000 euros que envergonham a Justiça portuguesa
A condenação de Portugal em Estrasburgo põe termo a um dos processos mais lamentáveis da história recente dos nossos tribunais.
Pagar a horas passa a ser critério para atribuir prémio de excelência a empresas
No próximo ano, as regras para ter o estatuto PME Excelência, atribuído pelo IAPMEI, incluem pagar aos fornecedores dentro do período acordado.
Bares podem usar música da TV sem pagar
Dois bares tinham sido condenados por usurpação de direitos de autor por amplificarem música da TV, mas Supremo Tribunal de Justiça diz que não houve qualquer crime.
Desemprego cria buraco orçamental
Não é apenas o chumbo do Tribunal Constitucional (TC) que está a obrigar o Governo a fazer contas e um orçamento rectificativo para 2013. Com a subida do desemprego, acima das previsões, os gastos com este subsídio estão 9% acima do orçamenta

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro