facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Estigma acerca da insolvência desapareceu com a crise

insolvenciaO aumento de insolvências fez perder "o estigma social" sobre estes processos e compreender que podem ser uma "solução viável" para o endividamento excessivo, defende o advogado e autor de um livro que pretende ensinar a gerir melhor os rendimentos.

Com os tribunais a declararem mais de 50 insolvências por dia, 2012 bateu todos os recordes de fechos, liquidação de empresas e do património de particulares, segundo o advogado Nuno da Silva Vieira, autor do livro "O credor toca sempre duas vezes".

Nesse ano foram registadas em Portugal 6.688 insolvências, mais 41% por cento face a 2011, números que o especialista em insolvências considerou, em declarações à agência Lusa, "preocupantes".

"Não são só as empresas e fechar as portas com falta de liquidez e de cumprimento das obrigações, há cada vez mais portugueses envolvidos em processos de insolvência pessoal" por endividamento excessivo, por incúria, por gestão danosa, por abusos dos cartões de crédito, entre outras razões.

O especialista considerou que esta situação fez a sociedade perder o "estigma social das insolvências": Os particulares acabaram por perceber que estes processos não existem apenas para as empresas, também se aplicam a eles próprios e podem representar "uma solução viável para o excesso do endividamento".

"Agora estão a perceber que o estado de insolvência não é um estado de vergonha social, é um estado que necessita da força de cada um para conseguir dar a volta", acrescentou.

in Dinheiro Vivo | 06-02-2013

Também com interesse
Portugal em tribunal por atraso na adoção de lei do crédito hipotecário
A Comissão Europeia decidiu hoje apresentar queixa contra Portugal perante o Tribunal de Justiça da União Europeia por atraso na transposição para o direito nacional da lei comunitária sobre crédito hi
Tribunais começam a fazer transferência electrónica de 3,5 milhões de processos
As mudanças devem-se ao novo mapa judicial. Em agosto, será feita a transferência de dois milhões de processos em papel.
Sindicato diz que demitir responsáveis do Citius não resolve problema
“O problema da reforma do mapa judiciário e do actual funcionamento do sistema de justiça não se resolve com a demissão destas pessoas".
Programa de rescisões no Estado foi publicado hoje
Saiba tudo sobre o novo programa de rescisões amigáveis no Estado.
Adicional ao IMI chega no próximo mês para 211 mil contribuintes
São 211 690 os contribuintes que, no próximo mês, terão de pagar o novo adicional ao imposto municipal sobre os imóveis. Este número inclui empresas, particulares, heranças indivisas e mais de cem mil s
Menos inquéritos a mortes por acidentes de trabalho
O sector da construção, com quatro acidentes mortais investigados até ao início de Março, continua a ser o mais afectado. Segue-se o das indústrias transformadoras, com dois.
IRS: Despesas de saúde, educação e habitação com regime transitório
Este ano os contribuintes ainda têm a possibilidade de declarar as despesas de saúde, educação e formação, habitação e lares na declaração de rendimentos relativa a 2015.
'Phishing': Desemprego está a transformar vítimas em cúmplices
O desemprego e o desespero em resultado da crise estão a consolidar uma forma de fraude informática que desde 2009 registou um ‘boom’ em Portugal, disse à Lusa um responsável pela investigação criminal da Polícia Judiciária.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro