facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Estigma acerca da insolvência desapareceu com a crise

insolvenciaO aumento de insolvências fez perder "o estigma social" sobre estes processos e compreender que podem ser uma "solução viável" para o endividamento excessivo, defende o advogado e autor de um livro que pretende ensinar a gerir melhor os rendimentos.

Com os tribunais a declararem mais de 50 insolvências por dia, 2012 bateu todos os recordes de fechos, liquidação de empresas e do património de particulares, segundo o advogado Nuno da Silva Vieira, autor do livro "O credor toca sempre duas vezes".

Nesse ano foram registadas em Portugal 6.688 insolvências, mais 41% por cento face a 2011, números que o especialista em insolvências considerou, em declarações à agência Lusa, "preocupantes".

"Não são só as empresas e fechar as portas com falta de liquidez e de cumprimento das obrigações, há cada vez mais portugueses envolvidos em processos de insolvência pessoal" por endividamento excessivo, por incúria, por gestão danosa, por abusos dos cartões de crédito, entre outras razões.

O especialista considerou que esta situação fez a sociedade perder o "estigma social das insolvências": Os particulares acabaram por perceber que estes processos não existem apenas para as empresas, também se aplicam a eles próprios e podem representar "uma solução viável para o excesso do endividamento".

"Agora estão a perceber que o estado de insolvência não é um estado de vergonha social, é um estado que necessita da força de cada um para conseguir dar a volta", acrescentou.

in Dinheiro Vivo | 06-02-2013

Também com interesse
Governo extinguiu tribunais que deviam validar candidatos a deputados
CSM escreveu ao Parlamento a alertar para extinção dos tribunais que devem validar listas de candidatos a deputados. Partidos têm uma semana para alteração cirúrgica que salve as eleições.
PGR afasta Cândida Almeida da liderança do DCIAP
Cândida Almeida termina a 8 de Março a sua comissão de serviço como directora do DCIAP, pondo fim a 12 anos no cargo.
Governo mexe nos Códigos do IRS, IRC, IVA e Selo. Saiba o que foi aprovado
Um conjunto de decretos-lei, ontem aprovados em Conselho de Ministros, altera códigos do IRS, IRC, IVA, Imposto do Selo e do IMI. Mexidas incidem ainda na simplificação no campo tributário.
Senhorios passam a poder deduzir no IRS gastos com a manutenção dos imóveis
Senhorios vão poder optar se querem permanecer na categoria F do IRS ou se querem mudar para a B, na qual as deduções para manutenção dos imóveis serão mais alargadas.
OE2014: Parlamento deverá aprovar hoje segundo orçamento retificativo do ano
A governante assegura ainda que “não serão os contribuintes a pagar” a resolução do BES.
Provedor de Justiça sugere alterações ao Código Contributivo para trabalhadores independentes
Em 2012 o provedor recebeu 143 queixas, a maioria a partir de Maio. Até meados de Abril deste ano o número estava na 76 reclamações.
Casos de violência levam a reforço de segurança nos tribunais
O Ministério da Justiça decidiu reforçar as medidas de segurança em vários tribunais do país, como forma de contrariar o aumento de episódios de violência.
QUEM O AVISA... - RADARES MAIO 2017
QUEM O AVISA... A PSP informa que até final do mês de maio, irá efetuar ações de fiscalização rodoviária - RADAR nos seguintes locais...

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro