facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Há crianças que vivem sozinhas. Autoridades querem perceber onde

criancasAutoridades apelam à população para que esteja atenta e denuncie todos os casos passíveis de actuação da comissão de jovens em risco.

A Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) garante que está a avaliar a dimensão nacional do fenómeno das crianças que vivem sozinhas. Só em Sintra foram detectadas 16 crianças com menos de 10 anos a viverem sozinhas ou a passarem grande parte do tempo sozinhas. Em sete dos casos, quase todos denunciados por vizinhos, os menores tinham menos de cinco anos.

A comissão de protecção de jovens em risco está já a fazer o levantamento a nível nacional, por forma a actuar com mais consistência. "Estamos a recolher os dados no país todo. Queremos fazer uma análise global da situação de 2012 e do primeiro trimestre de 2013. Logo que os tivermos, [os dados]serão divulgados", diz Armando Leandro, ressalvando que actualmente não é possível "avaliar a extensão do problema noutras regiões [além do concelho de Sintra]".

O presidente da CNPCJR apela à população para que esteja atenta e denuncie todos os casos passíveis de actuação da comissão de jovens em risco. Armando Leandro assegurou ainda à Renascença que todos os casos detectados em Sintra estão já resolvidos.

"Foram encaminhados devidamente às comissões e aos tribunais e foram encontradas soluções no seio da família, com a ajuda da familiares e até de vizinhas" ou através da institucionalização das crianças, avança o presidente da CNPCJR.

in RRenascença | 06-03-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro