facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Programa extrajudicial para cobrança de dívidas está pronto

paulateixeiracruzA ministra da Justiça anunciou, esta terça-feira, que o programa especial e extrajudicial para cobrança de dívidas (PEPEX) "está pronto" e que o novo Código de Procedimento Administrativo será apresentado ainda este mês.

Paula Teixeira da Cruz, que revelou estar também pronto o novo Código de Expropriações, falava em Lisboa, durante o almoço da Câmara de Comércio e Indústria luso-espanhola.

Quanto ao PEPEX, que vai entrar em processo legislativo, a ministra explicou que é "uma espécie de processo extrajudicial" para a "execução de dívidas", um tipo de acção que entope os tribunais e prejudica a confiança no funcionamento do sistema económico.

Paula Teixeira da Cruz referiu que o PEPEX (que funciona fora dos tribunais) ficou concluído após ter sido alvo de "audições", as quais foram "muito positivas". Precisou ainda que a ideia se inspirou no Programa Especial de Revitalização (PER) de Empresas, já em marcha e "com sucesso".

Relativamente aos meios alternativos de resolução de litígios, mais concretamente a Arbitragem (resolução de litígios através de árbitros privados), a ministra revelou que existia um "ante-projecto muito bonito" no Ministério da Justiça, mas que optou - numa decisão "claramente política e jurídica" - por uma "lei modelo" que já existe internacionalmente e que permite que Portugal se torne "um centro de arbitragem internacional".Com isso, disse, "não há necessidade de ir a Nova Iorque, Londres Genebra ou Paris", pois Portugal vai adoptar uma lei que "todos os empresários conhecem" porque vigora a nível internacional.

Num almoço que reuniu sobretudo empresários, Paula Teixeira da Cruz lembrou também que o Governo já publicou o novo estatuto dos administradores da insolvência.

No âmbito da reforma administrativa, Paula Teixeira da Cruz avançou que será conhecido ainda este mês o novo Código de Procedimento Administrativo, que é "o código que rege a actividade da Administração Pública, a par do novo Código de Processo Administrativo, e, depois, o novo Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

in Noticias ao Minuto | 12-03-2013

Também com interesse
Advogados querem que Provedor declare inconstitucional os estagiários pagarem contribuições
Novo regime da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores está em vigor desde o dia 1 de julho. Reformas já só podem ser aos 65 anos e estagiários são obrigados a pagar contribuições.
Benefícios fiscais oficialmente prorrogados por mais um ano
A Autoridade Tributária acaba de publicar a circular onde garante a manutenção de um conjunto de benefícios fiscais por mais um ano. O documento vem esclarecer dúvidas levantadas pelo Orçamento do Estado para
Regras do Programa de Rescisões de Professores entram hoje em vigor
O regulamento do Programa de Rescisões por Mútuo Acordo de Docentes entra em vigor esta terça-feira, tendo o Ministério da Educação e Ciência disponibilizado 86 milhões de euros para os professores que queiram aderir.
1,7 milhões cobrados para arguidos não irem a julgamento
Ministério Público do Porto aplicou 1,7 milhões de euros em 'injunções' para evitar que arguidos fossem a julgamento. No total, foram menos 7251 julgamentos realizados este semestre.
Aprovado o Orçamento do Estado para 2016
O parlamento aprovou hoje o Orçamento do Estado para 2016 proposto pelo Governo PS, com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e PEV, a abstenção do PAN e os votos contra do PSD e do CDS-PP.
Menos crimes informáticos em 2016, mas mais burlas e extorsões online
A Guarda Nacional Republicana registou menos crimes informáticos em 2016, mas observou um aumento de outros crimes que utilizam a internet para burlar ou extorquir alguém, anunciou hoje a GNR.
Regulamento que liberaliza troca de botijas de gás em consulta pública
A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) lançou esta quarta feira em consulta pública um regulamento sobre as trocas de botija de gás entre operadores independentemente da marca.
Programa de rescisões para técnicos superiores publicado sem alterações
Exigências dos sindicatos não foram contempladas. Programa abre a 20 de Janeiro e encerra a 30 de Abril.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro