facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Clique e Receba os nossos Destaques no seu Email.

Subscreva a Newsletter e receba os nossos destaques no seu email.

Noticias

Provedor investiga subidas excessivas do IMI

provedor justicaContribuintes queixam-se do aumento excessivo do IMI e da falta de rigor nas avaliações. Alfredo de Sousa averigua.

A preocupação dos contribuintes portugueses com a avaliação geral dos prédios urbanos, em curso, levou o Provedor de Justiça a determinar a realização de um inquérito para apurar as deficiências da reforma da tributação do património. Alfredo José de Sousa justifica com o aumento de queixas junto da Provedoria desde o início do ano passado. Aumento excessivo do valor patrimonial (VPT) dos imóveis e do imposto a pagar, "alegada falta de rigor" das avaliações e "custos exagerados" das segundas avaliações são as principais críticas apontadas pelos contribuintes nas queixas analisadas pela Provedoria.


"Em meados de 2012, eram já muitas as vozes que davam conta de diversos motivos de descontentamento com o processo de avaliação geral. Foi assim que entendi determinar a abertura de outro processo, destinado a conhecer o estado, a evolução e os resultados do processo de avaliação geral em curso", revelou ontem o Provedor de Justiça no Observatório da Fiscalidade Portuguesa subordinado ao tema da "Tributação do Património Imobiliário", promovido pelo Diário Económico, pela Associação Fiscal Portuguesa e pela da Ordem dos Técnicos de Contas (OTOC).

in Económico | 10-04-2013 | Lígia Simões

Também com interesse
Parlamento vai debater limite de animais por apartamento
A Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar deu luz verde para a posterior discussão da petição de um grupo de cidadãos contra os limites impostos pela lei no que toca à posse de animais em apartamentos.
Van Dunem anuncia criação de novas seções de proximidade
A ministra da Justiça está a mexer no Mapa Judiciário, mas só em finais de abril deverá ter pronto este plano, que passa por novas secções de proximidade.
Tem dívidas em atraso de empresas europeias? Então isto interessa-lhe
Entraram hoje em vigor novas medidas para agilizar a cobrança de dívidas junto dos devedores de outros países da UE.
Banca obrigada a comunicar risco de incumprimento de empresas a partir de novembro
Os bancos terão, a partir de novembro, que comunicar a probabilidade de incumprimento de empresas sediadas em território nacional suas devedoras, de acordo com uma instrução enviada pelo Banco de Portugal (BdP).
Provedor de Justiça abriu 8.200 processos com base em queixas de cidadãos
O Provedor de Justiça, José de Faria Costa, disse hoje, no Funchal, ter aberto este ano 8.200 processos na sequência de queixas de cidadãos, um número que considera "elevadíssimo".
Mais de 90% dos créditos a empresas reconhecidos em tribunal continuam por pagar
Mais de 90 por cento dos créditos a empresas reconhecidos em tribunal continuam em dívida, apesar de um ligeiro aumento nos montantes recuperados no segundo trimestre deste ano.
Aplicação do Código de Processo Penal à espera de equipamentos
"O Código do Processo Penal exige agora o registo da prova e a gravação e neste momento os serviços do Ministério Público ainda não têm os equipamentos necessários para que possa ser efetuado esse registo"
Governo actualiza valores das pensões e abono de família esta semana
O primeiro-ministro anunciou no debate quinzenal que o Governo vai aprovar ainda esta semana a actualização dos valores das pensões, bem como prestações como o Rendimento Social de Inserção (RSI) ou

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro