facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Clique e Receba os nossos Destaques no seu Email.

Subscreva a Newsletter e receba os nossos destaques no seu email.

Noticias

Provedor investiga subidas excessivas do IMI

provedor justicaContribuintes queixam-se do aumento excessivo do IMI e da falta de rigor nas avaliações. Alfredo de Sousa averigua.

A preocupação dos contribuintes portugueses com a avaliação geral dos prédios urbanos, em curso, levou o Provedor de Justiça a determinar a realização de um inquérito para apurar as deficiências da reforma da tributação do património. Alfredo José de Sousa justifica com o aumento de queixas junto da Provedoria desde o início do ano passado. Aumento excessivo do valor patrimonial (VPT) dos imóveis e do imposto a pagar, "alegada falta de rigor" das avaliações e "custos exagerados" das segundas avaliações são as principais críticas apontadas pelos contribuintes nas queixas analisadas pela Provedoria.


"Em meados de 2012, eram já muitas as vozes que davam conta de diversos motivos de descontentamento com o processo de avaliação geral. Foi assim que entendi determinar a abertura de outro processo, destinado a conhecer o estado, a evolução e os resultados do processo de avaliação geral em curso", revelou ontem o Provedor de Justiça no Observatório da Fiscalidade Portuguesa subordinado ao tema da "Tributação do Património Imobiliário", promovido pelo Diário Económico, pela Associação Fiscal Portuguesa e pela da Ordem dos Técnicos de Contas (OTOC).

in Económico | 10-04-2013 | Lígia Simões

Também com interesse
UE viola lei e impede acesso aos tribunais em matérias ambientais
A União Europeia (UE) está a violar a lei ao impedir cidadãos e grupos de ativistas de levarem processos de cariz ambiental aos tribunais, segundo um parecer de uma comissão da ONU divulgado esta segunda-feira por uma orga
 Criminalidade em queda
Furto de metais preciosos aumentou: registaram-se mais 659 casos que no primeiro trimestre do ano passado.
Todos os dias foram apanhados mais de 700 condutores com excesso de álcool
Nos últimos três meses, foram apanhados pela polícia todos os dias mais de 700 condutores com álcool a mais no sangue. O balanço aponta ainda para um aumento das infrações por falta de carta e cinto.
Portugueses estão a criar mais empresas
A criação de empresas aumentou 28% no primeiro trimestre deste ano. Estado já aprovou financiamento de 289 operações.
Violência na comunidade escolar aumentou 59%
A violência na comunidade escolar aumentou 59 por cento no primeiro trimestre deste ano, na área da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), ao registar 77 inquéritos, mais 29 do que em igual período de 2012.
Aprovado o Orçamento do Estado para 2016
O parlamento aprovou hoje o Orçamento do Estado para 2016 proposto pelo Governo PS, com os votos favoráveis do PS, BE, PCP e PEV, a abstenção do PAN e os votos contra do PSD e do CDS-PP.
Associação sindical alerta para dificuldades em manter
  O sindicato que representa as chefias dos guardas prisionais alertou hoje para o estado "de degradação e de agonia" dos estabelecimentos prisionais, que estão a passar por "enormes dificuldades", incluindo de "ordem e seg
Fim do corte no subsídio de desemprego chega em junho a 58% dos beneficiários
Em causa está o corte de 10% que se aplica a partir do sétimo mês de subsídio de desemprego e que não poderá resultar numa prestação inferior ao IAS.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro