facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Portal da Empresa distinguido como «melhor prática» na UE

internetO European e-Government Benchmark 2012 deu a conhecer o que de melhor se faz nos serviços da administração pública online na UE. Portugal figura no pelotão da frente.

Portal da Empresa foi distinguido pelo relatório European e-Government Benchmark 2012 como a «melhor prática» na UE. Segundo a Autoridade de Modernização Administrativa (AMA), que gere o portal em colaboração com o Instituto dos Registos e Notariado, o relatório da Comissão Europeia destacou como mais-valias a integração de vários serviços alcançada pelo endereço que ajuda a criar e a lidar com as burocracias do quotidiano de uma empresa.

Além da criação de empresas, o European e-Government Benchmark 2012 fez incidir a análise sobre as tenáticas «Perder e Encontrar um Emprego» e «Estudar». Em ambos os casos, Portugal é mencionado pelas melhores razões: no caso da procura de emprego o realce é dado ao «vasto leque de serviços públicos digitais» e à «interoperabilidade entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Instituto da Segurança Social; por seu turno, na temática «Estudar», Portugal distingue-se como o país com maior nível de maturidade nos serviços prestados na Internet.

O relatório European e-Government Benchmark 2012 tem como atrativo o facto de, pela primeira, vez analisar a oferta como a procura dos serviços de eGovernment. O que implicou a realização de de 28 mil inquéritos a cidadãos da UE e de quatro países de fora da UE (Croácia, a Islândia, a Suíça e a Turquia) e ainda operações cliente-mistério, informa a AMA.

As conclusões do estudo colocam Portugal no pelotão que lidera o eGovernment: «Portugal tem uma infraestrutura avançada de e-Government, disponibilizando muitos serviços completamente online». A máquina da administração pública portuguesa merece ainda um destaque, juntamente com as congéneres austríaca e italiana, por alcançar as metas exigidas, apesar das limitações ao investimento.

in Exame Informática | 04-06-2013 | Hugo Séneca

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro