facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Conselho de Ministros marca eleições para 29 de Setembro

portal governo portugalO Conselho de Ministros decidiu hoje marcar as eleições autárquicas para dia 29 de Setembro.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou que após a "ponderação dos argumentos" apresentados pelos partidos com assento parlamentar nas audiências de quarta-feira com o primeiro-ministro, Passos Coelho, sobre este tema, 29 de Setembro é "uma data de compromisso".

Os partidos da maioria PSD/CDS-PP propuseram a data de 22 de Setembro, o PS o dia 13 de Outubro, o PCP o dia 6 de Outubro, o BE o dia 13 de Outubro e "Os Verdes" o dia 6 ou o dia 13 de Outubro.

"A generalidade dos partidos que optaram pelo mês de Outubro realçaram a circunstância de o dia 13 de Outubro ser tradicionalmente uma data onde há uma peregrinação de grande significado", afirmou Miguel Macedo sobre a peregrinação católica a Fátima, que só foi, contudo, assumida como factor de ponderação pelo PCP, que face a esse acontecimento disse preferir o dia 6 de Outubro.

Por outro lado, "a marcação da data para dia 6 de Outubro significaria que as comemorações da República se verificariam no dia da reflexão que está determinado por lei", acrescentou Macedo, referindo também que a 29 de Setembro "já estão em pleno aulas de todos os alunos" e é também "relevante" que, com esta data, o período legal de campanha eleitoral seja já na segunda quinzena de Setembro.

Miguel Macedo rejeitou os argumentos da oposição segundo os quais o Governo queria afastar a apresentação do Orçamento do Estado do período eleitoral, reiterando que o Orçamento de 2014 tem já "com grande antecedência previstas as metas e objectivos" e tem sido "objecto de ampla discussão nos últimos meses".

O ministro disse que a marcação da data das eleições tem que se verificar, com a publicação do decreto, até ao dia 11 de Julho, e que a apresentação das candidaturas tem que ocorrer até ao dia 5 de Agosto.

Sobre a adequação dos cadernos eleitorais à nova organização administrativa, Macedo disse que já 12 dos 18 distritos têm "fechados os trabalhos prévios para o encerramento dos cadernos eleitorais e estão em bom ritmo e bom andamento os restantes distritos".

"Não tenho nenhum sinal neste momento de alarme em relação a essa situação, muito embora, a dificuldade dos procedimentos que têm que ocorrer em tempo estejam sempre presentes no nosso espírito. Há uma vigilância acrescida sobre a forma como isto tudo esta a correr", declarou.

in Económico | 13-06-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro