facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Gasolineiras com mais de quatro reservatórios obrigadas a vender 'combustíveis low-cost'

bomba posto gasolinaO secretário de Estado da Energia entregou hoje no Parlamento o anteprojecto legislativo para o fornecimento de combustíveis "low-cost" nos postos de abastecimento com mais de quatro reservatórios ou que disponham de oito ou mais locais de abastecimento.

Artur Trindade distribuiu pelos deputados, a quem pediu sugestões e propostas de melhoria do documento, o anteprojecto de decreto-lei previsto no Orçamento do Estado para 2013, que antecipava que "as instalações de abastecimento de combustíveis líquidos e gasosos derivados do petróleo, designados por postos de abastecimento de combustíveis, devem assegurar aos consumidores a possibilidade de livre escolha das gamas de combustíveis líquidos mais económicos, nomeadamente os não aditivados", vulgarmente designados como "low cost", de acordo com o texto hoje divulgado,

A proposta do Governo dá a alternativa aos distribuidores de serem excluídos da obrigação de comercialização de gasolina e gasóleo "low cost", se praticarem "regularmente descontos significativos nos preços de venda ao público dos combustíveis comercializados, desde que tais descontos sejam aplicáveis à generalidade dos clientes", de acordo com regras que virão a ser estabelecidas pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Quanto à exclusão da obrigatoriedade para os postos de abastecimento que pratiquem regularmente "descontos significativos nos preços", a entidade supervisora do sector dos combustíveis irá avaliar os descontos praticados, "tendo por base a comparação entre o preço de venda ao público da gasolina e gasóleo rodoviários e um preço de referência determinado pela entidade supervisora do sector dos combustíveis, o qual é publicitado no respectivo sítio na Internet", estabelece a proposta.

Os descontos directos assumem um maior peso na determinação dos descontos praticados em cada posto de abastecimento e para a determinação da percentagem de clientes abrangidos pelos descontos praticados em cada posto de abastecimento.

"Assumem maior relevância os utilizadores individuais relativamente aos grupos de utilizadores", precisa ainda o documento.

Se a proposta do Governo não for alterada, serão abrangidos os postos de abastecimento novos e os que "sejam objecto de uma renovação substancial".

Quanto aos postos existentes, são abrangidos os postos com mais de quatro reservatórios, os postos que disponham de, pelo menos, quatro reservatórios afectos apenas a dois tipos de combustível líquido e os postos que disponham de oito ou mais locais de abastecimento.

As gasolineiras têm três meses para proceder às adaptações necessárias ao cumprimento do decreto-lei, que prevê contra-ordenações puníveis com coima de 250 euros a 3.740 euros, no caso de pessoas singulares, e de 3.740 a 44.890, no caso de pessoas colectivas.

Os postos de abastecimento novos e em renovação que vierem a ser abrangidos devem afectar aos combustíveis simples - ou não aditivados -, pelo menos, 25% dos respectivos locais de abastecimento.

in SOL | 19-06-2013

Também com interesse
Tribunal Constitucional volta a detetar irregularidades nas contas dos partidos
O Tribunal Constitucional voltou a encontrar irregularidades e ilegalidades nas contas de quase todos os partidos com assento parlamentar. Desta vez foi nas contas das legislativas de 2011.
Já decidiu a quem
O prazo para a entrega das declarações de IRS de 2016 começa no próximo sábado, e, esta quinta-feira a Autoridade Tributária (AT) disponibilizou a lista de entidades às quais pode destinar uma parte do
Governo admite arrendamentos compulsivos para terrenos florestais
O ministro da Agricultura admitiu, esta quarta-feira, a possibilidade de arrendamentos compulsivos em terrenos florestais para que "um [proprietário] descuidado não possa pôr em causa o esforço coletivo de todos os demais",
Governo quer quotas por sexo no sector público e empresas
Uma das metas é que a partir de 1 de janeiro de 2017, as “entidades da administração direta e indireta do Estado” atinjam os 33,3% de mulheres - percentagem que deverá subir em 2019 para um mínimo 40%.
Insultar funcionários do Fisco vai dar pena de prisão
Os contribuintes que insultarem ou agredirem em 2015 funcionários do Fisco vão arriscar-se a pena de prisão ou multas, com estatuto igual às de agentes da PSP ou da Polícia Judiciária, segundo a proposta de Orçamento do Estado.
Passou a estar na lei: deficientes e grávidas têm sempre prioridade nas filas
Secretária de Estado da Inclusão explica o novo diploma e admite que é nos “estabelecimentos que implicam maior espera para atendimento" que podem vir a existir algumas situações de conflito, até as n
Mais de meio milhão de salários penhorados em 2013
Penhoras e cobrança coerciva atingiram valores recorde no ano passado.
Validação de faturas no portal das Finanças é só até 15 de fevereiro
Os portugueses têm até 15 de fevereiro para validar todas as faturas no portal eletrónico das Finanças. Os contribuintes devem verificar se as faturas foram todas contabilizadas e se estão nas categorias certas.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro