facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Gasolineiras com mais de quatro reservatórios obrigadas a vender 'combustíveis low-cost'

bomba posto gasolinaO secretário de Estado da Energia entregou hoje no Parlamento o anteprojecto legislativo para o fornecimento de combustíveis "low-cost" nos postos de abastecimento com mais de quatro reservatórios ou que disponham de oito ou mais locais de abastecimento.

Artur Trindade distribuiu pelos deputados, a quem pediu sugestões e propostas de melhoria do documento, o anteprojecto de decreto-lei previsto no Orçamento do Estado para 2013, que antecipava que "as instalações de abastecimento de combustíveis líquidos e gasosos derivados do petróleo, designados por postos de abastecimento de combustíveis, devem assegurar aos consumidores a possibilidade de livre escolha das gamas de combustíveis líquidos mais económicos, nomeadamente os não aditivados", vulgarmente designados como "low cost", de acordo com o texto hoje divulgado,

A proposta do Governo dá a alternativa aos distribuidores de serem excluídos da obrigação de comercialização de gasolina e gasóleo "low cost", se praticarem "regularmente descontos significativos nos preços de venda ao público dos combustíveis comercializados, desde que tais descontos sejam aplicáveis à generalidade dos clientes", de acordo com regras que virão a ser estabelecidas pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Quanto à exclusão da obrigatoriedade para os postos de abastecimento que pratiquem regularmente "descontos significativos nos preços", a entidade supervisora do sector dos combustíveis irá avaliar os descontos praticados, "tendo por base a comparação entre o preço de venda ao público da gasolina e gasóleo rodoviários e um preço de referência determinado pela entidade supervisora do sector dos combustíveis, o qual é publicitado no respectivo sítio na Internet", estabelece a proposta.

Os descontos directos assumem um maior peso na determinação dos descontos praticados em cada posto de abastecimento e para a determinação da percentagem de clientes abrangidos pelos descontos praticados em cada posto de abastecimento.

"Assumem maior relevância os utilizadores individuais relativamente aos grupos de utilizadores", precisa ainda o documento.

Se a proposta do Governo não for alterada, serão abrangidos os postos de abastecimento novos e os que "sejam objecto de uma renovação substancial".

Quanto aos postos existentes, são abrangidos os postos com mais de quatro reservatórios, os postos que disponham de, pelo menos, quatro reservatórios afectos apenas a dois tipos de combustível líquido e os postos que disponham de oito ou mais locais de abastecimento.

As gasolineiras têm três meses para proceder às adaptações necessárias ao cumprimento do decreto-lei, que prevê contra-ordenações puníveis com coima de 250 euros a 3.740 euros, no caso de pessoas singulares, e de 3.740 a 44.890, no caso de pessoas colectivas.

Os postos de abastecimento novos e em renovação que vierem a ser abrangidos devem afectar aos combustíveis simples - ou não aditivados -, pelo menos, 25% dos respectivos locais de abastecimento.

in SOL | 19-06-2013

Também com interesse
Primeiro gabinete de apoio a vítimas de violação
A Associação de Mulheres contra a Violência vai avançar com um projeto na área da violência sexual que integra, entre outros, a criação do primeiro gabinete de apoio às vítimas de violação em Portugal.
Fisco faz mais escutas telefónicas para combater a fraude
Os diversos órgãos de polícia criminal fizeram 15.441 escutas a suspeitos de crimes durante o ano passado. A Autoridade Tributária recorre cada vez mais a este meio, escreve o Correio da Manhã.
Serviço de senhas digitais ganha app oficial com acesso a mais serviços
O SIGA tem a partir de agora uma versão Simplex + na forma de uma app, além de poder gerar senhas de atendimento via telemóvel para um maior número de serviços.
Todos os dias 750 condutores fogem sem pagar combustível
A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) calcula que, diariamente, em todo o País, 750 clientes fujam das bombas de gasolina sem pagar o combustível com que abasteceram as suas viaturas.
Mais de 90 mil estrangeiros ganharam nacionalidade portuguesa em 2016
Parlamento discutiu ontem a lei da nacionalidade para facilitar o processo. Em seis anos, mais de meio milhão de pessoas tornaram-se cidadãos portugueses.
Drones com novas restrições (e multas) a partir de 2017
Documento publicado em Diário da República limita voos de drones até 120 metros, durante o dia, e longe dos aeroportos. Novo regulamento entra em vigor em 2017 e multas podem chegar a 250 mil euros.
Inquilino com renda antiga recupera casa junto do Constitucional
Os juízes deram razão a um arrendatário que tinha sido despejado porque, no processo de renegociação da nova renda, não juntou logo de início documentos a comprovar que era idoso e que, por isso, ben
Governo, BE e PS querem extinção do Balcão de Arrendamento
O grupo de trabalho de Políticas de Habitação, constituído por representes do Governo, PS e BE, quer alterar o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), propondo a aplicação de sete medidas, nomeadamente a

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro