facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Depositantes chamados a participar mais cedo nos resgates

dinheiroHá novidades na união bancária - Europa está com pressa para o “bail in” das instituições em dificuldades.

Finalmente serão conhecidos hoje avanços em torno da união bancária, sobretudo no que diz respeito à recapitalização directa da banca - e, ao contrário do esperado até aqui e das pretensões de vários países, entre eles Portugal, o objectivo é que o novo mecanismo de ‘bail-in' esteja a funcionar em 2015, três anos antes do previsto. Por outras palavras, o mecanismo que penaliza os depositantes dos bancos com necessidade de um resgate poderá começar já em 2015.
O"bail in" transforma créditos em capital dos bancos em dificuldades, algo que, no limite, pode envolver depositantes acima de 100 mil euros, tal como sucedeu em Chipre.

Por outro lado, serão discutidas propostas para a criação de mecanismos nacionais - embora com regras comuns a toda a Europa - para a intervenção pública rápida sobre bancos em dificuldades, sem que tal signifique uma nacionalização. Entre as propostas estão elementos como os fundos de resolução e os ‘bridge-bank', que já estão previstas na legislação nacional, sob a alçada do Banco de Portugal. No entanto, é de salientar que tudo está ainda centrado em soluções nacionais - ainda que harmonizadas - e só numa segunda fase se discutirá o mecanismo único de resolução, visto como essencial para uma verdadeira união bancária.

in Económico | 20-06-2013 | Tiago Freire e Luis Reis Pires

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro