facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Famílias não conseguem pagar créditos abaixo de mil euros

sem dinheiroO número de famílias em incumprimento caiu no último trimestre, mas tornou-se mais difícil cumprir montantes reduzidos.

No segundo trimestre de 2013, o número de famílias em situação de incumprimento caiu pela primeira vez no ano. De acordo com dados estatísticos divulgados ontem pelo Banco de Portugal, no final de Junho 687,4 mil famílias não conseguiam pagar os seus empréstimos há mais de três meses, abaixo das 691,9 que se verificava no primeiro trimestre. Isto significa que entre Abril e Junho, 4.454 clientes particulares conseguiram regularizar os seus créditos.

A redução do número de famílias em incumprimento ocorreu tanto no crédito à habitação como no crédito ao consumo. Mas a redução foi notória sobretudo no crédito à habitação, sendo que 809 do total de 147 mil famílias que estavam em incumprimento no final do primeiro trimestre conseguiram regularizar o seu crédito à habitação até ao final de Junho. No caso do crédito ao consumo, apesar de 1.203 famílias também terem deixado de estar em situação de incumprimento no segundo trimestre, este número representa uma parcela muito menos significativa face ao total de 630,8 mil famílias que, no final do primeiro trimestre não conseguiam pagar o crédito ao consumo.

in Económico | 07-08-2013 | Catarina Melo

Também com interesse
Fisco vai ter acesso a contas de portugueses em 98 países
Para combater a evasão fiscal, 55 países, incluindo Portugal, vão trocar informações a partir de 2017 - a que se juntam mais 43 em 2018.
Isenção de comissões na renegociação abrange crédito ao consumo
Regulador sublinha que as instituições podem cobrar aos clientes despesas não imputadas aos bancos, como custos com registos e notariado ou encargos com impostos.
Parlamento deu euros a mais aos partidos mas não sabe quanto
Um acórdão do Tribunal Constitucional (TC) emitido em abril de 2013 denuncia o pagamento em excesso aos partidos por parte da Assembleia da Republica, aquando das eleições autárquicas de 2009. Passados mais de cinco anos, a própria Assembleia a
Credores já podem recuperar o IVA nas cobranças duvidosas
Quem tinha facturas de Janeiro de 2013 ainda pode efectuar o pedido de regularização ao Fisco até esta sexta-feira, 31 de Julho. Dessa forma, apesar de a factura nunca ter sido paga, poderá recuperar o IVA já entreg
Jovens agricultores, arrancaram hoje as candidaturas ao COOPJOVEM
Os jovens agricultores com idades entre os 18 e os 29 anos podem candidatar-se ao programa COOPJOVEM para cooperativas agrícolas, com um mínimo de três e um máximo de nove cooperantes, a partir desta sexta-feira.
Maria José Morgado substitui Van Dunem e lidera PGR de Lisboa
Maria José Morgado vai assumir funções como procuradora-geral distrital de Lisboa, em substituição de Francisca Van Dunem, que foi nomeada ministra da Justiça no governo de António Costa.
Relatório sobre prisões na gaveta
O relatório do Comité Europeu para a Prevenção da Tortura (CPT), que visitou prisões e esquadras do país em Fevereiro do ano passado, está no segredo dos deuses.
Ministra da Justiça anuncia reabertura de 19 tribunais fechados em 2014
A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, anunciou esta terça-feira que serão reativados 19 dos tribunais que foram encerrados na última reforma do mapa judiciário, na sua maioria instalados "no interior rural e

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro