facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Maus tratos a crianças estão a aumentar

criancasHá cerca de 20 anos que os dados não eram tão graves. Em alguns hospitais, os casos detetados no primeiro semestre estão perto ou já ultrapassaram o total de casos do ano passado.

A coordenadora do Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco admite na edição de hoje do Correio da Manhã que a negligência grave está a aumentar.

Em alguns hospitais, os casos detetados no primeiro semestre estão perto ou já ultrapassaram o total de casos do ano passado.

Em Aveiro, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga registou até 17 de julho, 58 crianças vítimas de maus tratos, quando em todo o ano de 2011, tinham sido 57.

Em Portimão, o Centro hospitalar do Barlavento Algarvio também já chegou ao mesmo número de casos do ano passado - 34 crianças.

A coordenadora do Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco nos hospitais aponta a negligência como o mau trato mais frequente. Desde a negligência passiva, em que as famílias não conseguem dar resposta às necessidades básicas dos mais novos, à negligência ativa, com intenção de provocar dolo e danos.

A culpa, diz Maria Deolinda Barata, é da crise que está a empurrar as famílias para a indignidade.

Dos oito centros hospitalares destacados pelo Correio da Manhã, é o de Coimbra a registar maior número de maus tratos, 88, seguido pelo Hospital São João no Porto e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, em Aveiro.

in TSF | 12-08-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro