facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Imóveis entregues à banca por falta de pagamento estão a estagnar

renda casaAumentam as perdas dos bancos com a venda das casas recebidas por falta de pagamento. Banca trava novas entregas e reforça nas vendas.

O portfolio dos cinco maiores bancos nacionais de imóveis recebidos por falta de pagamento em Portugal teve um crescimento praticamente nulo no primeiro semestre do ano, para um total de 3,7 mil milhões de euros. Cresceu 3,25%, o que compara com um aumento de 12,3% em igual período de 2012, segundo os relatórios e contas individuais da CGD, BCP, BES, BPI e Santander Totta. Para isso terá contribuído não só a manutenção do incumprimento na habitação em níveis relativamente baixos, mas também a concentração de esforços por parte da banca na venda destes imóveis, dado os elevados custos que representam.


Com quase dois anos volvidos após o pedido de resgate internacional do País e o consequente aumento do incumprimento, que levou muitas famílias e construtoras portuguesas a entregar as casas aos bancos, começam agora a aumentar as perdas das instituições com estes imóveis. A desvalorização das casas no balanço dos cinco maiores bancos nacionais soma 781 milhões de euros, ou 21% do seu valor total bruto. As imparidades destes imóveis aumentaram 10% face a Dezembro último, quando em igual período do ano passado haviam ficado praticamente inalteradas. Também as perdas registadas com a venda destes activos estão a crescer. Somaram 26,2 milhões de euros no primeiro semestre. A comparação com o período homólogo só é, no entanto, possível se considerados apenas os quatro bancos privados, visto não existirem dados relativos a Junho de 2012 para a CGD. Neste universo as perdas resultantes da alienação destes activos praticamente duplicaram, de oito para 14,2 milhões de euros.

in Económico | Marta Marques Silva

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro