facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Honorários Notários passam a assumir despesas dos processos

ordem notariosA nova lei que regula o regime de inventário vai obrigar a Ordem dos Notários a pagar os honorários dos processos de divórcio litigioso e de partilha de bens de herança, em que não haja acordo, através de um fundo que ainda não foi criado. A notícia é avançada pelo Diário de Notícias e conta que estes processos vão, assim, sair da esfera dos tribunais.

As despesas com os processos de divórcio litigioso e de partilha de bens de herança, em que não haja acordo, designados de inventários, vão passar a ser pagas por um fundo da Ordem dos Notários, de acordo com a nova lei. Desta forma, estes processos sairão da esfera dos tribunais.

O fundo, custeado através de contribuições da própria classe, ainda não foi criado, conta o Diário de Notícias, mas deverá cobrir as despesas dos processos, nos casos em que os cidadãos peçam ajuda do Estado, por insuficiência económica.

O Ministério da Justiça garante que, até à criação do fundo, as referidas despesas serão suportadas pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça.

Para o bastonário da Ordem dos Notários, João Maria Rodrigues, a lei “está cheia de lacunas” e faz dos notários a única classe “que se auto-sustenta”.

Fonte do gabinete da Ministra da Justiça contou ao DN que “está prevista uma revisão da portaria”, pelo que a lei ainda pode sofrer alterações.

in Noticias ao Minuto | 30-09-2013

Também com interesse
Rendas vão ser atualizadas em 1,1% em 2018
Tendo em conta os dados da inflação publicados na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as rendas deverão ser atualizadas em 1,1% em 2018, avança o “Jornal de Negócios”. Trata
Há juízes a exercer em Portugal sem curso de Direito
São militares, fazem julgamentos e ganham tanto como os seus pares civis, mas só três viram os bancos de uma faculdade de Direito. Preteridos com formação recorrem ao Constitucional.
Centenas de proprietários pedem impugnação do imposto das casas de luxo
Tribunal arbitral já decidiu sete processos, todos contra as Finanças. Provedor de Justiça abriu processos relativos a 25 queixas, mas ainda não pediu a inconstitucionalidade da norma.
IRS: Deve ser Estado a rever facturas já validadas, defendem Oficiais de Contas
A Ordem dos Oficiais de Contas defendeu hoje que deve ser o Estado, e não os contribuintes, a rever as faturas do IRS já passadas e que sofreram alterações dos códigos de classificação de atividade eco
ERSE publica avisos e conselhos sobre más práticas energéticas
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lançou esta segunda-feira um conjunto de avisos no seu site oficial a iniciativa ‘Alerta Más Práticas’, que procuram identificar práticas come
 Erro de distribuição de processos atrasou reentrada em funcionamento do Citius
A ministra da Justiça adiantou que a descoberta deste erro obrigou à verificação de todo o sistema. O presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados diz que o não funcionamento do Citius está a tirar o sono aos advogados.
Violência doméstica: Maioria das 49 queixas diárias feita por jovens
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítimas recebeu uma média de 49 queixas de violência doméstica por dia, entre 2013 e 2015, a maioria feita por mulheres jovens envolvidas em relações mui
Cúpula dos juízes denuncia falta de estatuto que garanta “independência
Órgão máximo dos juízes junta-se às críticas do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) que terça-feira acusou o Governo de querer condicionar a independência do MP.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro