facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Honorários Notários passam a assumir despesas dos processos

ordem notariosA nova lei que regula o regime de inventário vai obrigar a Ordem dos Notários a pagar os honorários dos processos de divórcio litigioso e de partilha de bens de herança, em que não haja acordo, através de um fundo que ainda não foi criado. A notícia é avançada pelo Diário de Notícias e conta que estes processos vão, assim, sair da esfera dos tribunais.

As despesas com os processos de divórcio litigioso e de partilha de bens de herança, em que não haja acordo, designados de inventários, vão passar a ser pagas por um fundo da Ordem dos Notários, de acordo com a nova lei. Desta forma, estes processos sairão da esfera dos tribunais.

O fundo, custeado através de contribuições da própria classe, ainda não foi criado, conta o Diário de Notícias, mas deverá cobrir as despesas dos processos, nos casos em que os cidadãos peçam ajuda do Estado, por insuficiência económica.

O Ministério da Justiça garante que, até à criação do fundo, as referidas despesas serão suportadas pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça.

Para o bastonário da Ordem dos Notários, João Maria Rodrigues, a lei “está cheia de lacunas” e faz dos notários a única classe “que se auto-sustenta”.

Fonte do gabinete da Ministra da Justiça contou ao DN que “está prevista uma revisão da portaria”, pelo que a lei ainda pode sofrer alterações.

in Noticias ao Minuto | 30-09-2013

Também com interesse
Hospitais manipularam concursos para favorecer sociedade de advogados
Concurso exigia que o coordenador da sociedade a ser escolhida tivesse o grau de doutor na especialidade de direito da saúde. Este e outros critérios foram considerados ilegais, segundo avança o Jornal de Notícias.
Bastonário quer isenção de quotas para jovens advogados e recém mães
Líder dos advogados vai fazer auditoria à Ordem para perceber quando pode aplicar a isenção ou redução de quotas para mulheres em licença de maternidade e para os mais jovens.
Fisco faz raide a inventários de 3500 empresas
Menos de um mês depois de ter terminado o prazo para a comunicação dos inventários, o fisco foi para o terreno e conferiu 3500 empresas.
Taxa de incumprimento baixou para 18% em 2014
A taxa de incumprimento no setor tutelado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) baixou de 38% em 2006 para 18% em 2014, revelou hoje o inspetor-geral, considerando que "a sociedade melhorou muito nos últimos d
Estado perdoa juros e custas a quem pagar dívidas até 20 de Dezembro
Regime excepcional de regularização de dívidas prevê perdão de juros e custas para que contribuintes que paguem dívidas ao fisco e à Segurança Social até 20 de Dezembro.
Taxa moderadora do aborto entra em vigor a 1 de outubro
O pagamento de taxas moderadoras para interrupção voluntária da gravidez (IVG) entra em vigor a 01 de outubro, segundo legislação hoje publicada em Diário da República.
 Relatório sobre o Citius já está nas mãos da PGR
A Procuradoria Geral da República confirmou hoje à TSF que já recebeu o relatório do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça no qual terão sido encontrdados indícios criminais.
Governo e Cavaco trabalharam em segredo para salvar o BES
Apesar de o Governo dar a entender que não tem nada a ver com a intervenção no BES, ontem houve conselho de ministros extraordinário para aprovar um decreto lei crucial no salvamento do banco. Paulo Portas e Maria Luís Albuquerque aprovaram, em

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro