facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Secretarias dos tribunais à beira da "ingovernabilidade"

justicaSindicato dos Funcionários Judiciais preocupado com “défice enorme de lugares de chefia”.

As secretarias dos tribunais estão à beira da “ingovernabilidade”, alerta o Sindicato dos Funcionários Judiciais, numa altura em que decorre um concurso para recrutar administradores judiciais, uma figura criada com o novo mapa judiciário e que promete deixar muitas secretarias esvaziadas e sem chefias.

O Governo quer colocar o novo mapa judiciário no terreno  já no próximo ano e, com ele, as novas comarcas e a nova organização dos tribunais, que conta com a nova figura dos administradores judiciais.

O concurso está aberto. Há já 50 seleccionados e, a curto prazo, desenha-se o esvaziamento das secretarias dos tribunais.

Fernando Jorge, do Sindicato dos Funcionários Judiciais, explica que há muitos chefes a concorrer e à vista estão secretarias “desfalcadas”.

O Sindicato diz que o recrutamento dos administradore,s que vão ser o 'braço direito' do juiz presidente na gestão dos tribunais e das novas comarcas, vai afundar o défice de funcionários nas secretarias.

“Há mais de 10 anos que não há cursos para secretários e há mais de sete anos que não cursos para escrivães, ou seja, temos um défice enorme de lugares de chefia e sabemos que isso é muito muito prejudicial para o funcionamento das secretarias. Agora, ainda vamos ficar desfalcados de mais alguns. Está a criar-se uma situação de quase impossibilidade de governação das secretarias dos tribunais, de completa ingovernabilidade das secretarias, o que é muito grave”, adverte Fernando Jorge.

in RRenascença | 08-10-2013 | Liliana Monteiro

Também com interesse
Certidões eletrónicas judiciais podem ser pedidas a partir de sexta-feira
A emissão e consulta de certidões eletrónicas no âmbito de processos dos tribunais judiciais, administrativos e fiscais e dos processos da competência do Ministério Público entram na sexta-feira em funci
Novos incentivos para contratação de jovens à procura do 1.º emprego
Incentivos abrangem apenas contratos sem termos e estendem-se também aos desempregados de longa duração.
Renovar carta de condução sem sair de casa? Sim, a partir de hoje
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) tem a partir de hoje um novo balcão de serviço online, onde os condutores podem renovar ou substituir a carta de condução através da internet.
Casas de férias com 15% de IRS sobre as rendas
As rendas pagas aos donos das casas registadas como alojamento local (AL) vão ser declaradas como rendimentos da categoria B, na declaração do IRS.
Governo convoca parceiros para discutir Fundo de Garantia Salarial
O Governo convocou hoje os parceiros sociais para uma reunião em sede de Concertação Social na próxima terça-feira, 02 de dezembro, para discutir o Fundo de Garantia Salarial.
Operadoras de telecomunicações lesaram clientes em 50 milhões de euros
As operadoras de telecomunicações terão cobrado pelo menos 50 milhões de euros de forma irregular aos seus clientes, escreve hoje o Diário de Notícias. Terá sido este o montante encaixado após a
Ninguém é contratado na Madeira sem autorização de Jardim
Alberto João Jardim vai passar a emitir parecer vinculativo sobre p recrutamento e a transferência de funcionários públicos.
Recrutamento Oficial de Justiça. Aberto Concurso
No dia 26 de janeiro de 2017 foi publicado em Diário da República o Aviso de abertura de procedimento concursal, para a constituição de reserva de recrutamento, para ingresso nas carreiras do grupo de pessoal oficiais de j

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro