facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Secretarias dos tribunais à beira da "ingovernabilidade"

justicaSindicato dos Funcionários Judiciais preocupado com “défice enorme de lugares de chefia”.

As secretarias dos tribunais estão à beira da “ingovernabilidade”, alerta o Sindicato dos Funcionários Judiciais, numa altura em que decorre um concurso para recrutar administradores judiciais, uma figura criada com o novo mapa judiciário e que promete deixar muitas secretarias esvaziadas e sem chefias.

O Governo quer colocar o novo mapa judiciário no terreno  já no próximo ano e, com ele, as novas comarcas e a nova organização dos tribunais, que conta com a nova figura dos administradores judiciais.

O concurso está aberto. Há já 50 seleccionados e, a curto prazo, desenha-se o esvaziamento das secretarias dos tribunais.

Fernando Jorge, do Sindicato dos Funcionários Judiciais, explica que há muitos chefes a concorrer e à vista estão secretarias “desfalcadas”.

O Sindicato diz que o recrutamento dos administradore,s que vão ser o 'braço direito' do juiz presidente na gestão dos tribunais e das novas comarcas, vai afundar o défice de funcionários nas secretarias.

“Há mais de 10 anos que não há cursos para secretários e há mais de sete anos que não cursos para escrivães, ou seja, temos um défice enorme de lugares de chefia e sabemos que isso é muito muito prejudicial para o funcionamento das secretarias. Agora, ainda vamos ficar desfalcados de mais alguns. Está a criar-se uma situação de quase impossibilidade de governação das secretarias dos tribunais, de completa ingovernabilidade das secretarias, o que é muito grave”, adverte Fernando Jorge.

in RRenascença | 08-10-2013 | Liliana Monteiro

Também com interesse
Empresas de Comunicação Social vão ter acesso aos fundos europeus
"Pela primeira vez, as empresas de comunicação social poderão aceder ao Quadro Financeiro Plurianual”, ficando sujeitas às mesmas regras que são aplicáveis às empresas dos outros sectores.
Marcelo promulga diploma que congela rendas antigas durante oito anos
O Presidente da República justificou a promulgação deste diploma, aprovado pela esquerda parlamentar com a oposição de PSD e CDS-PP, “atendendo aos propósitos sociais em causa” já que prev&
 Encerradas 2,6 milhões de contas à ordem em 2012
A crise fica também patente na diminuição do número de balcões, terminais de pagamento e transferências a crédito.
SAF-T: O que muda a partir de 1 de julho e que impacto tem na sua empresa?
No dia 1 de julho de 2017 entra em vigor uma nova versão do SAFT 1.04_01, que traz alterações e novidades significativas para todos os sujeitos passivos de IRC.
Irmãos têm mais prioridade para estudarem na mesma escola
Despacho publicado refere que, na altura das matrículas para os estabelecimentos de ensino e educação, deve ser dada prioridade a alunos que já tenham irmãos naquele estabelecimento.
Justiça: funcionários e juízes reclamam mudanças para o sector
As férias judiciais terminam esta sexta-feira . 2013 foi um ano marcado por vários protestos e greves no sector da justiça. Funcionários e juízes reclamam mudanças para o setor.
Funcionários públicos vão ser responsabilizados por atrasos nas decisões
Código do Procedimento Administrativo propõe ainda que serviços públicos se reúnam e decidam em conjunto.
PGR alerta para eventual necessidade de alterar leis do cibercrime
A procuradora-geral da República alertou para a eventual necessidade de se alterar as leis relativas ao cibercrime caso a legislação existente se revele insuficiente.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro