facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Secretarias dos tribunais à beira da "ingovernabilidade"

justicaSindicato dos Funcionários Judiciais preocupado com “défice enorme de lugares de chefia”.

As secretarias dos tribunais estão à beira da “ingovernabilidade”, alerta o Sindicato dos Funcionários Judiciais, numa altura em que decorre um concurso para recrutar administradores judiciais, uma figura criada com o novo mapa judiciário e que promete deixar muitas secretarias esvaziadas e sem chefias.

O Governo quer colocar o novo mapa judiciário no terreno  já no próximo ano e, com ele, as novas comarcas e a nova organização dos tribunais, que conta com a nova figura dos administradores judiciais.

O concurso está aberto. Há já 50 seleccionados e, a curto prazo, desenha-se o esvaziamento das secretarias dos tribunais.

Fernando Jorge, do Sindicato dos Funcionários Judiciais, explica que há muitos chefes a concorrer e à vista estão secretarias “desfalcadas”.

O Sindicato diz que o recrutamento dos administradore,s que vão ser o 'braço direito' do juiz presidente na gestão dos tribunais e das novas comarcas, vai afundar o défice de funcionários nas secretarias.

“Há mais de 10 anos que não há cursos para secretários e há mais de sete anos que não cursos para escrivães, ou seja, temos um défice enorme de lugares de chefia e sabemos que isso é muito muito prejudicial para o funcionamento das secretarias. Agora, ainda vamos ficar desfalcados de mais alguns. Está a criar-se uma situação de quase impossibilidade de governação das secretarias dos tribunais, de completa ingovernabilidade das secretarias, o que é muito grave”, adverte Fernando Jorge.

in RRenascença | 08-10-2013 | Liliana Monteiro

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro