facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Ministra nega encerramento de quase 50 tribunais

paulateixeiracruzA ministra da Justiça disse hoje que o decreto sobre o encerramento dos tribunais não está fechado e deixou implícito que o número de organismos a fechar será inferior a 30.

Paula Teixeira da Cruz negou esta tarde que o número de tribunais a encerrar no seguimento do novo Mapa Judiciário esteja encerrado e seja perto de 50.

A Agência Lusa noticiava hoje, com base num documento do Ministério da Justiça, que o Governo tinha mantido o número de tribunais a encerrar mantendo-se em 47.

À saída da I Conferência Antena 1/Económico, a ministra da Justiça negou este número e disse que "não vão ser mais de 27", o número que, disse, constava do último ‘draft' do Ministério.

No entanto, publicamente o que foi conhecido há alguns meses foi a proposta de extinção de mais de 40 tribunais, depois de uma primeira proposta de 53.

"Fizemos uma revisão natural de tribunal a tribunal", acrescentou a ministra da Justiça.

in Económico | 22-10-2013 | Inês David Bastos

Também com interesse
Ida de juízes aos tribunais mais distantes custa dinheiro, avisa tutela
Director-geral do Ministério da Justiça avisa magistrados dos limites da sua autonomia na alteração do mapa judiciário.
Serviços públicos têm um mês para dizer quem é dispensável
Os dirigentes dos serviços públicos têm até dia 22 de agosto para dizer quantos trabalhadores querem enviar para a mobilidade especial ou rescindir contrato, escreve o Diário Económico.
Bolseiros que prestem falsas declarações perdem direito a bolsa
A prestação de declarações falsas por parte dos bolseiros ou dos orientadores científicos passam a ser punidas, segundo as alterações ao Estatuto do Bolseiro de Investigação hoje publicadas em Diário da República.
Juízes terão de ser mais rápidos a gerir e a decidir os processos
Tribunais recebem hoje novo Código de Processo Civil. Juízes com mais poderes, processos mais céleres e punição aos expedientes.
Estagiários sem salário vão pagar reformas de advogados
A partir de hoje os advogados já só podem pedir reforma aos 65 anos e não aos 60. Em 2017 pagarão no mínimo 191 euros à Caixa de Previdência e 242 euros daqui a cinco anos.
Contratos deixam de poder ser celebrados por telefone
Os contratos deixam de poder ser efectivados por telefone, passando a ser obrigatória a assinatura do consumidor ou o envio do consentimento informado.
Ordem dos Advogados de Coimbra faculta apoio jurídico às vítimas dos incêndios
O Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados disse, esta terça-feira, e que está disponível para facultar apoio jurídico às vítimas dos incêndios de grandes proporções que atingir
Autarquias oferecem isenções a quem apostar no investimento
A maioria optou por cobrar a derrama às empresas localizadas nos seus territórios e com taxa máxima, mas existem autarquias que decidiram oferecer isenções a quem cumprir certos requisitos.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro