facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

600 multas desde entrada em vigor da nova lei do álcool

bebidasA nova lei, mais restritiva, para a venda de álcool entrou em vigor há seis meses. Desde então, já foram passadas quase 600 multas, a maioria por falta de avisos nos estabelecimentos.

A lei aumentou a idade mínima de consumo de álcool dos 16 para os 18 anos nas chamadas bebidas brancas e o consumo e a venda passaram a ser proibidos em postos de combustível e, depois das 00:00, em qualquer estabelecimento que não seja de restauração e bebidas.A maioria das 600 multas, mais de de 60 por cento, dizem respeito à falta de afixação de avisos visíveis como manda a lei.Apenas 4% das multas, pouco mais de 20, estão relacionadas com a venda de bebidas a menores de 16 anos. Já a proibição de venda de bebidas espirituosas a menores de 18 anos motivou menos de 20 multas, 3% dos casos.

A diretora nacional de operações da ASAE, Ana Cristina Caldeira, explica à TSF que a autoridade tem feito tudo para fiscalizar a aplicação da nova lei do álcool, nomeadamente no que se refere ao consumo por menores, mas confessa que não é fácil identificar quem compra as bebidas.

in TSF | 11-11-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro