facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Número de casas entregues aos bancos caiu 21% em 2012

predio habitacaoO número de imóveis entregues aos bancos, por incapacidade de cumprir os empréstimos, totalizou 5500 em 2012, menos 21% face ao ano anterior.

Os números foram divulgados esta quinta-feira pela APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal e correspondem a uma estimativa feita através do cruzamento de vários dados.

A queda face a 2011 é explicada por uma maior abertura dos bancos para renegociar os empréstimos.

Os dados do quarto trimestre de 2012 apontam para a entrega de cerca de 1070 imóveis em dação em pagamento, menos 3% do que no trimestre anterior.

O primeiro trimestre de 2012 registou um número elevado de entregas, num total de 2300, valor que, segundo a APEMIP, “fazia adivinhar um verdadeiro desastre para o mercado imobiliário nacional”.

“Os trimestres subsequentes revelaram uma quebra nos imóveis entregues, ainda que por parte dos promotores imobiliários o número de entregas tenha aumentado, em oposição às entregas feitas por famílias, que sofreram um decréscimo considerável”, refere a associação, em comunicado.

Luís Lima, presidente da APEMIP, aponta a “consciencialização da gravidade do problema por parte do sector financeiro” como a principal justificação para o decréscimo do valor de imóveis entregues.

“No primeiro trimestre de 2012 ano, previa-se um colapso autêntico do mercado imobiliário, com um aumento de 74% no número de imóveis entregues face ao mesmo período de 2011. Os trimestres a seguir revelaram-se mais tranquilos e o balanço do ano de 2012 veio contrariar os meus receios, mostrando bem que o sector financeiro passou a encarar o fenómeno com outra sensibilidade, passando a assumir um papel mais atento e preocupado junto dos seus clientes e criando deste modo um ambiente mais propício à renegociação dos créditos que se revelou bastante importante”, acrescenta Luís Lima.

in Público | 17-01-2013 | Rosa Soares

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro