facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Fisco ameaçou penhorar mais de 471 mil salários

financasValor mais do que duplicou face a 2011. Estado encaixou 501,6 milhões de euros com a penhora de salários, venda de carros e partes sociais.

O Fisco marcou a penhora de 471.011 salários no ano passado a contribuintes com dívidas às Finanças. Aquele valor representa mais do dobro das penhoras de vencimentos marcadas em 2011, em que o total foi de 210.833, de acordo com os dados do Ministério das Finanças. Mas só uma pequena parte acaba em penhora efectiva do salário.

A subida deve-se não só ao aumento da eficiência fiscal, mas também ao aumento da dificuldade das famílias em cumprir as suas obrigações fiscais, de acordo com os especialistas ouvidos pelo Diário Económico. O bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), Domingues de Azevedo, reconhece que actualmente "o sistema é altamente eficiente e não há como escapar e bem, porque quem tem dívidas tem de as pagar". No entanto, o valor espelha também "as dificuldades financeiras que as pessoas têm em pagar os seus impostos", afirmou ainda o responsável.

in Económico | 29-01-2013 | Paula Cravina de Sousa

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro