facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Justiça lança plano para a reabilitação e reinserção dos presos

cadeiaPaula Teixeira da Cruz revelou estar tarde que o próximo “grande” desafio é o lançamento de um plano nacional que reabilite a comunidade prisional.

A ministra da Justiça, que discursava na cerimónia de abertura do ano judicial, apontou as prisões e a reabilitação dos presos como uma prioridade para este ano, depois de ter lançado o ano passado as bases da nova reorganização judiciária e a reforma dos códigos de processo civil e penal.

“O Ministério da Justiça está a ultimar um ambicioso, mas realista, Plano Nacional para a Reabilitação e Reinserção (2013-2015), que irá ser apresentado a todos os parceiros, para audições, muito em breve, e que, logo que consensualizado, será submetido, mediante Resolução, a Conselho de Ministros”, anunciou Paula Teixeira da Cruz no Supremo Tribunal de Justiça.

Este plano, concretizou a ministra, assenta em três pilares: na reabilitação do comportamento criminal, na reinserção e responsabilidade social e no princípio da sustentabilidade do sistema de execução de penas e medidas. “Queremos que todos os reclusos tenham uma oportunidade de formação, de aprendizagem, de valorização profissional”, disse.

Paula Teixeira da Cruz aproveitou ainda o seu discurso no Supremo para falar da reforma do Estado, dizendo que o poder de julgar “não será” afectado “por eventuais alterações no conceito ou nos limites do Estado”, o que “não significa que outros aspectos da administração da justiça possam e devam ser ponderados”. Nesse sentido, a ministra deixou claro que quer impor “formas inequívocas de responsabilização e prestação de contas”. E para que as reformas da Justiça sejam feitas, Paula Teixeira da cruz voltou a apelar ao “consenso” e ao diálogo.

in Económico | 30-01-2013 | Inês David Bastos

Também com interesse
Bombeiros profissionais vão ter estatuto no primeiro trimestre de 2017
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, anunciou hoje que o estatuto dos bombeiros profissionais e municipais vai estar concluído no primeiro trimestre de 2017, sendo uma das principais reivindica&cce
1.178 queixas por mês: Crescem as reclamações contra bancos em Portugal
De acordo com o Relatório de Supervisão Comportamental, hoje divulgado, em 2016 foram apresentadas 14.141 reclamações contra os bancos que atuam em Portugal, numa média de 1.178 por mês, mais 4,8% do que em 20
Fisco faz ação de fiscalização especial a veículos de transporte
A Autoridade Tributária anunciou, esta terça-feira, ter em curso este mês uma operação de "larga escala" a veículos de mercadorias e de passageiros, para controlar documentos de transporte e de faturaç
Taxas supletivas de juros moratórios em vigor no 2.º semestre de 2016
Já foi publicado o aviso que estabelece as Taxas supletivas de juros moratórios em vigor no 2.º semestre de 2016.
Mais de 79 mil portugueses assinaram petição contra despesas nas contas à ordem
Mais de 79 mil portugueses assinaram a petição da DECO, a decorrer até ao final do mês, pelo fim das despesas de manutenção nas contas à ordem, estando já assegurado o debate na Assembleia da República.
Base de dados de ADN só permitiu identificar 49 suspeitos em seis anos
Sistema funciona desde Fevereiro de 2010, mas ainda só reúne 6601 perfis de ADN. Conselho de Fiscalização pediu ao Parlamento simplificação da lei há dez meses.
Ministra da Justiça nega ter usado dirigentes públicos com fins eleitorais
A ministra da Justiça negou hoje, no parlamento, que tenha utilizado dirigentes públicos para verificar se o programa do PS continha medidas aplicadas por este governo.
OE2015. Subsídios vão continuar a ser pagos em duodécimos
Os funcionários públicos vão continuar a receber o subsídio de Natal em duodécimos e o setor privado também vai poder manter este regime no próximo anos, de acordo com a proposta do OE/2015.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro