facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Chegou a hora de fazer o IRS. E há novidades

irsOs destinatários desta fase são os trabalhadores dependentes e os pensionistas. Mesmo os que ganham pouco mais de 293 euros por mês.

Começa esta sexta-feira, primeiro dia de Março, a primeira fase para entrega de IRS em papel, para os rendimentos de 2012.

Para já, é só para pensionistas e trabalhadores por conta de outrem, que podem entregar a declaração até ao final do mês.

Mas este ano, há algumas novidades, a começar por quem já está aposentado. Pela primeira vez, os pensionistas com rendimento mensal acima de 293 euros têm de entregar a declaração de IRS – algo até agora apenas obrigatório para pensões superiores a 428 euros.

Nas deduções, as novidades estão nos montantes mais reduzidos na educação, na saúde, na habitação, nos lares, nos seguros de saúde, nas pensões de alimentos, nos PPR e nos donativos.

Significa isto que vai haver menos reembolso e, em alguns casos, pode mesmo levar ao pagamento no momento do acerto de contas.

Mas além dos limites impostos em cada categoria, os contribuintes estão sujeitos a tectos globais de deduções, consoante o rendimento anual. O último escalão fica sem qualquer benefício.

A entrega da declaração do IRS através da Internet começa em Abril.

in RRenascença | 01-03-2013 | Paulo Ribeiro Pinto

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro