facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Parceiros unidos contra restrições às portarias de extensão

leisA reunião de concertação social vai hoje discutir o tema das portarias de extensão, que gera críticas tanto a patrões como a sindicatos.

Desta vez, patrões e sindicatos estão do mesmo lado. As confederações patronais e sindicais exigem a emissão de portarias de extensão e contestam os critérios decididos pelo Governo que restringem a sua publicação. O tema volta hoje a ser discutido na reunião da concertação social, depois da insistência dos parceiros.

As portarias de extensão alargam a todos os trabalhadores de um sector as condições negociadas em contratação colectiva. Entre elas, está o aumento dos salários mínimos praticados nas várias categorias profissionais e outras matérias de natureza retributiva. Foi com o intuito de promover moderação salarial que a ‘troika' exigiu ao Governo a definição de critérios para a emissão destas portarias. Firmado o compromisso, o Governo suspendeu (embora com algumas excepções) novas publicações até que fossem definidos estes critérios. A decisão desagradou aos parceiros sociais e chegou a originar uma carta conjunta dos patrões, enviada ao FMI em Outubro, onde estes defendiam regras específicas para a publicação, salientando que a contratação colectiva estava paralisada (ver texto ao lado). Pouco depois, no final desse mês, o Governo definia, em resolução do Conselho de Ministros, as regras próprias para a emissão de portarias de extensão, que continuam hoje a gerar protesto.

in Económico | 06-03-2013 | Cristina Oliveira da Silva

Também com interesse
36% dos recursos por anulação de subsídio de desemprego têm decisão favorável
Dos 475 recursos feitos ao longo de 2015 em casos de anulação de subsídio de desemprego, 36% obtiveram uma decisão favorável, um número muito semelhante ao do ano passado. Problemas na correspondê
Todos os dias 750 condutores fogem sem pagar combustível
A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) calcula que, diariamente, em todo o País, 750 clientes fujam das bombas de gasolina sem pagar o combustível com que abasteceram as suas viaturas.
Fisco ganha 733 milhões de euros em processos judiciais
A administração fiscal já ganha mais em tribunal do que os contribuintes, invertendo desvantagem histórica.
TC aceita candidatos com três mandatos em juntas agregadas
Os presidentes de junta, com três mandatos, podem candidatar-se a uniões de freguesias.
Cavaco promulga regime do referendo regional dos Açores
Cavaco Silva promulgou o regime do referendo regional dos Açores mas sugeriu uma reponderação para que sejam eliminadas "as dúvidas ou equívocos interpretativos que possam subsistir nesta matéria".
Governo define regras para identificação dos combustíveis simples
Começam a ser comercializados na sexta-feira, 17 de Abril, os combustíveis sem aditivos, conhecidos como simples. Para os identificar, o Governo determinou regras de identificação que terão de ser implementadas at&e
Incêndios. 130 detidos no ano passado, 48 em prisão preventiva
Quanto às ocorrências criminais, registaram uma diminuição de 0,4 por cento.
Porto vai ter a primeira academia de advogados do país
Law Academy. Este é o nome de um projeto pioneiro a nível nacional que pretende facilitar a entrada no mercado de trabalho de estudantes com formação em direito.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro