facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Recorde no malparado

dinheiroAs famílias e empresas continuam a ter dificuldades em pagar os empréstimos à Banca, e em fevereiro o crédito malparado voltou a subir. Os bancos têm agora em carteira mais de 16 mil milhões de euros de cobrança duvidosa.

Os números do Banco de Portugal mostram que é entre as empresas que o malparado é mais preocupante, representando cerca de dez por cento do total de financiamento concedido: 10 865 milhões de euros. Em cada cem euros emprestados pela Banca aos empresários, 10,32 euros ficam por pagar.

As famílias continuam a sentir os efeitos da austeridade. O malparado ascendeu a 5169 milhões de euros em fevereiro, no oitavo mês consecutivo de aumento. Pagar a prestação da casa continua a ser dos maiores problemas para os portugueses. Em valores absolutos, o incumprimento na habitação atingiu os 2268 milhões de euros. Resultado das dificuldades em recuperar o dinheiro emprestado, os bancos emprestam cada vez menos. O crédito às famílias está em mínimos históricos. Em fevereiro, houve 458 milhões de euros concedidos às famílias. Não só é o valor mais baixo desde que há registo, como fica longe dos 3000 milhões que se emprestavam em 2007.

in Correio da Manhã | 10-04-2013 | Pedro H. Gonçalves

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro