facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Governo nega ter assumido despedimentos na função pública

portal governo portugalMinistério das Finanças emitiu comunicado para esclarecer declarações em que secretário de Estado da Administração Pública afirmou que despedimento é uma "realidade objectiva".

O Ministério das Finanças nega que o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, tenha assumido, esta terça-feira, o despedimento de funcionários públicos.

A tutela argumenta, em comunicado, que apesar do noticiado, “tal, porém, não foi dito pelo Secretário de Estado, nem explícita, nem implicitamente, não correspondendo portanto à verdade objectiva dos factos”.

“A possibilidade assumida pelo secretário de Estado da Administração Pública de atribuição de subsídio de desemprego no final do período de requalificação, quando se verifique a cessão do vínculo nos termos em que vieram a ficar previstos na lei em discussão com os sindicatos, não significa que o Governo venha a promover qualquer iniciativa tendente a promover ou a facilitar os despedimentos na Administração Pública”, garantem as Finanças.

"Uma realidade objectiva"
Apesar deste esclarecimento do Governo, o secretário de Estado, confrontado com a critica dos sindicatos de que o pagamento de subsídios de desemprego a quem esgote o tempo na requalificação é abrir porta aos despedimentos, disse: "Eu não assumiria isso como uma crítica, assumiria isso como uma realidade objectiva." 

Hélder Rosalino falava aos jornalistas, esta terça-feira, no final de uma ronda negocial com as estruturas sindicais da função pública.

"Aquilo que é o pressuposto de este conjunto de medidas é a equidade entre o sector público e privado", disse Hélder Rosalino, que defende a necessidade de convergência de critérios entre os trabalhadores do Estado e das empresas privadas. 
 
O secretário de Estado admitiu a possibilidade de atribuir subsídio de desemprego aos trabalhadores do Estado colocados no regime de requalificação, mas nesse caso, poderá vir a ser reduzido, em relação à proposta inicial, o tempo de requalificação profissional - que vem substituir o regime de mobilidade especial - e que o Governo estimava em 18 meses.

in RRenascença | 14-05-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro