facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Sistema informático pode não aguentar nova organização jurídica em Portugal

citius logoOs sindicatos que representam os trabalhadores do sistema judicial português voltaram a criticar o sistema informático da justiça nacional.

O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) e o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) alertaram o Ministério da Justiça para a incapacidade da rede informática do sistema judicial português em aguentar a transferência de processos proposta pelo governo em relação à nova organização jurídica.

Com a criação de 23 divisões judiciais de primeira instância vai ser necessária a transferência e a redistribuição de milhares de processos através da rede informática, que segundo o presidente do SFJ, Fernando Jorge, não tem capacidade para a tarefa que se avizinha. O líder do sindicato prevê que o sistema informático bloqueie caso a transferência de processos avance.

O presidente do SFJ denunciou ainda que a rede do sistema judicial apresenta problemas diários que precisam de ser corrigidos, segundo a agência Lusa. As reclamações foram apresentadas durante uma audiência na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais relativa à reorganização jurídica portuguesa.

Há algumas semanas os sindicatos também vieram a público criticar a atitude do Ministério da Justiça relativamente à forma como estavam a gerir a gestão do Citius/Habilus, o sistema informático da justiça portuguesa.

O MJ colocou a hipótese de concessionar a manutenção e desenvolvimento de ferramentas do sistema informático a empresas privadas, situação que levou à demissão de dez funcionários do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça.

in SAPO TEK

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro