facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Preços do testamento vital variam dos 12 a 200 euros

irnCerca de cem testamentos vitais foram elaborados desde que a lei entrou em vigor, há um ano, pelos quais estão a ser cobrados valores que podem oscilar entre os 12 e 200 euros, consoante o notário.

Sobre esta disparidade de preços para obter o mesmo documento, o presidente da Associação Portuguesa de Bioética disse à Lusa que os valores mais elevados podem ser "impeditivos".Para Rui Nunes, isso será resolvido com o Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV), pelo qual o Ministério da Saúde nada cobrará aos utentes e que já deveria estar em vigor.A criação do RENTEV - que vai receber as informações relativas ao testamento vital dos cidadãos residentes em Portugal - estava prevista na lei que estabeleceu o testamento vital e que deveria ter sido regulamentada até fevereiro.

in Diário de Noticias | 16-07-2013

Também com interesse
Governo aprova decreto que simplifica Código do Imposto sobre Veículos
O Governo aprovou quatro decretos-lei, no âmbito da estratégia de simplificação administrativa, entre eles a alteração do Código do Imposto sobre Veículos.
Reavaliação de IMI leva valor das casas para o dobro
Valor patrimonial global com reavaliações subiu mais do dobro. Aumento pode nem sempre representar um acréscimo de imposto a pagar. Receita adicional para as autarquias é incerta.
Hospitais vão cobrar aos doentes que falhem consultas
As autoridades e os administradores hospitalares vão dar seguimento à lei de aplicação de taxas moderadoras aos utentes que faltem às consultas sem aviso prévio ou justificação, avança o Diário de Notícias. Cerca de dois mil utentes faltam
Número de notas de euro contrafeitas diminuiu no primeiro semestre
O número de notas contrafeitas retiradas de circulação no primeiro semestre foi de 331 mil, menos 25% face aos seis meses anteriores. Mas as notas falsas de 50 euros aumentaram.
Erros em declarações adiam reembolsos por 5 meses
Novas regras nos reembolsos constam de um despacho normativo divulgado no final semana passada pela Autoridade Tributária e Aduaneira.
Sociedades de advogados vão pagar quotas à Ordem
A bastonária da Ordem dos Advogados (OA), Elina Fraga, já pediu às várias sociedades de advogados para entregar, até 16 de janeiro, a informação com o número de sócios e de advogados de
Unidade Técnica visa assegurar equilíbrio financeiro das empresas públicas
O Diário da República publicou hoje o decreto regulamentar das Finanças que define a missão, atribuições, organização e funcionamento da Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização do Setor Público Empresarial, criada para assegurar
Maioria das insolvências pertence a particulares
Os últimos quatro anos têm sido particularmente penosos ao nível das insolvências familiares, dá conta o Jornal de Notícias. Em 2014, 70% das insolvências pertenceram a particulares.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro