facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Prova para contratados obrigatória a partir de 2014

escolaCrato exige 14 valores na prova de acesso à profissão para os contratados, a partir de Janeiro de 2014.

Todos os professores contratados vão ter de passar a realizar uma prova de acesso à carreira, a partir de Janeiro de 2014. Além disso, só os professores com mais de 14 valores na prova são considerados como aptos e podem dar aulas.

Estas são duas das regras que vêm inscritas nos diplomas enviados pelo Ministério da Educação aos sindicatos, hoje ao final da tarde, e que vão ser alvo de negociação na próxima sexta-feira.  

Os professores com dez ou mais anos de serviço e que tenham uma nota inferior a 14 valores na prova "podem repeti-la uma única vez na edição seguinte" e "sem prejuízo da admissão" no concurso que se segue à data de realização da primeira prova. No caso dos professores com menos de dez anos de serviço e que não fiquem aptos para dar aulas, só poderão realizar a prova no ano seguinte.  

A futura prova de Avaliação de Conhecimentos, Capacidades e Competências vai ter uma "componente específica, relacionada directamente com o nível de ensino e área disciplinar ou grupo de recrutamento do candidato, e uma componente comum", explicou o ministério em comunicado. A duração do teste, que vai ser desenhado pelo IAVE, será de 120 minutos com data a fixar através de um despacho da tutela.     

Recorde-se que a implementação da prova de acesso à carreira foi uma das primeiras medidas anunciadas por Nuno Crato quando assumiu o cargo de ministro e que está "prevista desde 2007 na legislação em vigor", refere o Ministério da Educação.

in Económico | 23-07-2013 | Ana Petronilho

Também com interesse
Governo aprova código de conduta
Membros do Executivo passam a só poder aceitar ofertas até 150 euros. Documento é válido também para dirigentes superiores da Administração Pública.
Se quiser contraprova do teste de álcool terá (mesmo) de pagar
Apesar de em 2007 ter sido estabelecido que os testes para a realização de contraprova da taxa de álcool têm de ser pagos, até agora tal raramente tem sido aplicado.
Parlamento aprova por maioria a criação da Chave Móvel Digital
No caso dos cidadãos estrangeiros, estes poderão obter a Chave Móvel Digital através da associação do seu número de passaporte a um número de telemóvel e/ou correio electrónico.
Sindicatos alertam que há funcionários públicos a ser chamados para “simularem” avaliação
Os sindicatos da função pública alertam que há trabalhadores que estão ser chamados pelos serviços para “simularem” a avaliação de desempenho que não foi feita nos últi
Depositantes chamados a salvar bancos dentro de duas semanas
Numa altura em que na banca europeia continua a viver instabilidade, novas regras de ‘bail-in’ colocam os depósitos acima de 100 mil euros na calha para substituir contribuintes nos bancos falidos.
Governo convoca parceiros para discutir Fundo de Garantia Salarial
O Governo convocou hoje os parceiros sociais para uma reunião em sede de Concertação Social na próxima terça-feira, 02 de dezembro, para discutir o Fundo de Garantia Salarial.
Especialistas criticam novo mapa judiciário por afastar Justiça do cidadão
O professor de Direito da Universidade do Minho Marco Gonçalves afirmou hoje que o novo mapa judiciário afastou a Justiça dos cidadãos, apontando como exemplo um casal da Sertã que para se divorciar terá de p
 Violência doméstica: Agressores começam a procurar ajuda
Há homens agressores protagonistas de violência doméstica a pedir ajuda, reconhecendo os erros e procurando soluções no único serviço de Psicologia do país especializado nesta área.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro