facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Entregas de casas aos bancos recua 60% até Junho

predio habitacaoDados foram disponibilizados hoje pela Associações dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária em Portugal (APEMIP).

E mostram que o número de imóveis entregues pelas famílias portuguesas aos bancos, por falta de meios para os pagar, caiu 60% na primeira metade de 2013, quando comparado com o primeiro semestre do ano passado.

O presidente da APEMIP, Luís Carvalho Lima, explica que a quebra homóloga "tem tudo a ver com as medidas de facilitação do pagamento de dívidas que têm vindo a ser adoptadas pelos bancos".

A quebra no número de casas entregues acentuou-se no segundo trimestre, altura em que recuou 11% face aos primeiros três meses.

No entanto, ao contrário do que sucede com os imóveis das famílias, o número de imóveis entregues pelas imobiliárias aos bancos está a aumentar. "O arrefecimento do mercado imobiliário, aliado àn incerteza económica que afecta o país, atinge de forma significativa quem investiu na promoção e desenvolvimentos de novos projectos e empreendimentos", sublinha Luís Carvalho de Lima.

in Económico | 29-07-2013 | Luis Reis Pires

Também com interesse
Provedoria de Justiça está
O provedor de Justiça, José de Faria Costa, garantiu hoje que a instituição por si dirigida está "atenta aos sinais dos tempos", e que, "no horizonte", surge como desafio a defesa dos direitos humanos e das pessoas
Madeira proíbe abate de animais de companhia e abandonados
Animais abandonados serão recolhidos, esterilizados e encaminhados para adopção. Caso não encontrem um novo dono, serão devolvidos às ruas.
 Aumentou o número de pessoas que não passa factura
Economia paralela cresceu para mais de 700 milhões de euros entre 2011 e 2012. Ultrapassa agora os 26% do PIB. À sua custa, há empresas cumpridoras arrastadas para a falência, alerta um especialista.
INE confirma corte de 4,78% nas novas pensões
INE divulgou os dados definitivos da esperança média de vida, confirmando o corte de 4,78% nas novas pensões já noticiado em Novembro
Casas de férias com 15% de IRS sobre as rendas
As rendas pagas aos donos das casas registadas como alojamento local (AL) vão ser declaradas como rendimentos da categoria B, na declaração do IRS.
Milhares de notificações para pagar imposto do carro lançam caos
Foram enviadas notificações aos contribuintes para pagarem o Imposto Único de Circulação. Por isso, há filas em repartições de Finanças em todo o país.
Trabalhadores independentes com novo anexo SS
O Governo reformulou o anexo SS (Segurança Social), a preencher pelos trabalhadores independentes juntamente com o IRS a entregar em maio, determinando que o antigo impresso é revogado e o novo entra em vigor na terça-feira.
GNR: BT e Brigada Fiscal de volta
O ministro da Administração Interna anunciou ontem que a Brigada de Trânsito (BT) e a Brigada Fiscal da GNR vão ser reativadas ainda este ano no âmbito das alterações à Lei Orgânica daquela força de segurança.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro