facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Tribunais conseguem resolver mais processos do que os novos que entram

tribunalO número de acções de cobrança de dívida pendentes na Justiça caiu no primeiro semestre a um ritmo que já não se registava desde 2007, com os tribunais a conseguirem resolver três processos por cada dois que deram entrada.

Entre Janeiro e Março de 2013 os tribunais portugueses conseguiram uma taxa de resolução processual como já não se registava desde 2007, conseguindo uma diminuição de 3,3% no número de acções de cobrança de dívida que se encontravam pendentes.

Os números, hoje divulgados pelo Direcção-Geral de Política de Justiça (DGPJ) dão conta de uma redução de 41.334 acções executivas na primeira instância, o que teve como resultado que o número de processos findos ultrapassou substancialmente o número de processos entrados.

Contas feitas, a taxa de resolução processual foi de 158,2%, um valor considerado “inédito” pela DGPJ e, comparando os vários períodos homólogos, a evolução registada foi a melhor desde os primeiros três meses de 2007.

A taxa de resolução processual, recorde-se, mede a relação entre os processos que entram e os que são dados como terminados. Quer isto dizer que, correndo tudo bem, e resolvendo os tribunais tantos processos como os que entram num determinado período, a taxa de resolução processual deve ser igual a 100%.

Ao atingir os 158% no período agora em análise, isso significa que se conseguiram fechar mais 58% de processos face aos que foram entrando, com efeitos substanciais na recuperação das pendências. Em números absolutos, entraram 71.063 acções e foram dadas como findas 112.397.

Estes resultados vêm no seguimento do que já se verificara no ultimo trimestre de 2012, quando a taxa processual registada foi de 100,6%.

No entanto, continua ainda a haver um elevado número de acções de cobrança de dívidas nos tribunais e a fasquia mantém-se nos 1,2 milhões.

Esta realidade é uma das grandes preocupações da Justiça, que se comprometeu junto da troika a acabar com as pendências durante 2013.

Na sequência disso, têm sido levadas a cabo várias acções e medidas operacionais, administrativas, técnicas e legislativas, desde o desenvolvimento de novas funcionalidades nos sistemas informáticos dos tribunais e dos agentes de execução, à promoção de novas metodologias de trabalho e de reorganização de recursos humanos.

in Jornal de Negócios | 31-07-2013 | Filomena Lança

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro