facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Rendas sobem 1% no próximo ano

renda casaApós um ano de contrato, o proprietário pode subir a renda.

As rendas vão subir 1% no próximo ano. O valor que determina a actualização das rendas - a variação do índice de preços no consumidor, sem habitação, relativo aos últimos 12 meses - subiu 1%. Assim, uma renda de 500 euros, por exemplo, vai subir cinco euros.

Os aumentos aplicam-se a dois tipos de contratos de arrendamento: aos mais recentes, posteriores a Outubro de 1990, e algumas rendas antigas. Aqui excluem-se as que vão ser actualizadas por causa da nova lei mas também os contratos anteriores a 1967, já que estes terão um aumento extraordinário e superior.

A primeira actualização da renda pode ser exigida um ano após o início da vigência do contrato e as seguintes, sucessivamente, um ano após a actualização anterior. O senhorio comunica, por escrito e com a antecedência mínima de 30 dias, a actualização. No entanto, o proprietário pode optar por não actualizar o valor da renda, se assim o entender.

No ano passado, o valor subiu 3,36%, o maior aumento desde 2004. Em 2009, o valor das rendas chegou mesmo a ficar congelado, tendo subido a partir de 2010.

in Económico | 20-09-2013 | Paula Cravina de Sousa

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro