facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Supremo impõe tribunal arbitral na impugnação dos swaps das empresas

tribunalO Supremo Tribunal de Justiça deu razão ao Banco Santander Totta sobre a jurisdição do tribunal arbitral nos pedidos de nulidade dos contratos de swaps apresentados por empresas privadas. Esta decisão é desfavorável para estas companhias porque, apesar de mais rápidos, os custos dos tribunais arbitrais são mais elevados, quando comparados com a primeira instância judicial.

Noticia completa aqui.

in Público | 30-06-2015 | Rosa Soares

Também com interesse
 Aumentou o número de pessoas que não passa factura
Economia paralela cresceu para mais de 700 milhões de euros entre 2011 e 2012. Ultrapassa agora os 26% do PIB. À sua custa, há empresas cumpridoras arrastadas para a falência, alerta um especialista.
Governo aprova harmonização fiscal entre fundos de investimento nacionais e estrangeiros
O Conselho de Ministros, realizado esta quinta-feira, aprovou a alteração do tratamento fiscal dos fundos de investimento nacionais que, assim, passarão a estar harmonizados com os estrangeiros.
Pensões até 628,8 euros aumentam 0,4% a partir de 1 de Janeiro
As pensões até 628,8 euros aumentam 0,4% a partir de Janeiro, o que se traduzirá em mais 2,5 euros por mês para os pensionistas que estão neste patamar de rendimento. O valor do aumento está previsto no Decr
Tribunais acabaram o ano 2016 a cobrar 900 dívidas por dia
A taxa de resolução processual foi de 199,3% no último trimestre do ano passado. Queda do número de novas ações e medidas legislativas ajudam a explicar os resultados.
Estado gastou 8,6 milhões por dia em compras por ajuste directo
Mais do que tentar saber se o dinheiro dos contribuintes está a ser bem ou mal gasto, esta nova rubrica pretende dar uma ideia sobre as despesas que são efectuadas pelos vários serviços e organismos públicos no seu  dia-a-dia.
Mais de 200 mil pagam IUC em atraso em quatro dias
Em quatro dias, mais de 200 mil contribuintes pagaram o Imposto Único de Circulação (IUC) que tinham em dívida.
Decisão Europeia de Arresto de Contas
Relembramos que entrou em vigor a 18 de Janeiro último, o Regulamento (UE) n.º 655/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de maio de 2014, que estabelece um procedimento de decisão europeia de arresto de contas (DEAC)
Comissão que avalia compensações a docentes tem 90 dias úteis para fazer relatório
Para representar “os interesses lesados”, a comissão terá "duas personalidades independentes” designadas pelo ministro da Educação.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro