facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Pagar para reclamar custas judiciais é inconstitucional

O Tribunal Constitucional acaba de declarar inconstitucional uma norma que obriga quem queira reclamar das chamadas “custas de parte” a, previamente, depositar junto do tribunal o total do valor pedido. Estava em causa o direito do acesso à justiça, consideraram os magistrados.

justica

Noticia completa aqui.

in Jornal de Negócios | 23-07-2017

 

Consulte o Acórdão aqui: Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 280/2017, de 03 de julho

 

Também com interesse
Período na reserva na GNR vai ser reduzido de cinco para dois anos, diz Miguel Macedo
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse hoje que o período dos militares da GNR na reserva vai ser reduzido de cinco para dois anos de forma progressiva.
Escritórios e lojas obrigados a ter ficha técnica do imóvel
Antes de entrarem no mercado imobiliário, os prédios sujeitos a obras vão ter de possuir uma ficha técnica com toda a informação necessária a quem esteja interessado em adquirir ou arrendar.
Isenção de IMT para imóveis de habitação
Acordão do STA pode ser uma oportunidade para recuperar IMT e Imposto de Selo pagos indevidamente.
Advogados já não são revistados à porta dos tribunais
A bastonária da Ordem dos Advogados (OA), Elina Fraga, anunciou que a juíza presidente da comarca de Lisboa já deu ordens expressas para que os advogados não voltassem a ser sujeitos a revistas à entrada do Campus d
Nova Lei do Trabalho pode 'fragilizar' sindicatos
Com a nova legislação de trabalho para a Função Pública, que entra em vigor a 1 de agosto, os contratos coletivos passam a aplicar-se a mais funcionários. A medida vai entrar em vigor em pleno ‘braço-de-ferro’ entre Governo e sindicatos, a
1.178 queixas por mês: Crescem as reclamações contra bancos em Portugal
De acordo com o Relatório de Supervisão Comportamental, hoje divulgado, em 2016 foram apresentadas 14.141 reclamações contra os bancos que atuam em Portugal, numa média de 1.178 por mês, mais 4,8% do que em 20
Reforma do mapa judiciário obriga a transferir electronicamente seis milhões de processos
Destes dois milhões de processos terão que ser transportados fisicamente para outros tribunais. É uma das muitas dificuldades logísticas associadas àquela que é considerada a mais importante reforma da Justiça nos últimos 100 anos.
Portal da queixa recebeu 13 mil reclamações desde o início do ano
Empresas de telecomunicações, como a Meo e a NOS, e a Segurança Social lideram queixas dos consumidores registados na plataforma.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro