facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Pagar para reclamar custas judiciais é inconstitucional

O Tribunal Constitucional acaba de declarar inconstitucional uma norma que obriga quem queira reclamar das chamadas “custas de parte” a, previamente, depositar junto do tribunal o total do valor pedido. Estava em causa o direito do acesso à justiça, consideraram os magistrados.

justica

Noticia completa aqui.

in Jornal de Negócios | 23-07-2017

 

Consulte o Acórdão aqui: Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 280/2017, de 03 de julho

 

Também com interesse
Justiça: funcionários e juízes reclamam mudanças para o sector
As férias judiciais terminam esta sexta-feira . 2013 foi um ano marcado por vários protestos e greves no sector da justiça. Funcionários e juízes reclamam mudanças para o setor.
Violência doméstica faz disparar vigilância com pulseira
As pulseiras de vigilância eletrónica foram criadas em 2002 para que a Justiça conseguisse manter ‘debaixo de olho’ aqueles que enfrentam penas de prisão domiciliária ou medidas de coação.
Aumentaram processos de anulação de casamento
Para os católicos divorciados que querem casar novamente, a Igreja propõe outro caminho: a nulidade do casamento. Ou seja, um processo canónico conduzido por um tribunal eclesiástico que vai provar que ele nunca existiu - porque os pressupostos d
Advogados críticos vão fiscalizar magistrados
Entre os membros do Conselho Superior do Ministério Público eleitos pela Assembleia da República há advogados com ligações a arguidos dos processos mais mediáticos da Justiça. Pinto Ribeiro e
Escolas devem comunicar às autoridades de saúde alunos sem vacinas em dia
As escolas devem comunicar aos delegados de saúde os casos de alunos que não têm as vacinas em dia de acordo com o Programa Nacional de Vacinação, determina um despacho do Governo.
Assembleias Distritais têm quatro meses para decidir destino de património e trabalhadores
As AD vivem actualmente das contribuições das autarquias que as constituem e já estavam impedidas de contrair empréstimo.
 Fisco tenta evitar ‘crash’ com as novas facturas
Finanças querem comprar novo servidor para garantir processamento das facturas comunicadas via electrónica.
ASAE apreendeu no primeiro semestre produtos contrafeitos no valor de oito milhões de euros
Foram apreendidos 2,3 milhões de produtos, no valor exacto de 8.049.501 milhões de euros. Entre a mercadoria apreendida, estão têxteis, peças para automóveis, produtos farmacêuticos, cigarros, artigos eléctricos ou brinquedos.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro