facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Pagar para reclamar custas judiciais é inconstitucional

O Tribunal Constitucional acaba de declarar inconstitucional uma norma que obriga quem queira reclamar das chamadas “custas de parte” a, previamente, depositar junto do tribunal o total do valor pedido. Estava em causa o direito do acesso à justiça, consideraram os magistrados.

justica

Noticia completa aqui.

in Jornal de Negócios | 23-07-2017

 

Consulte o Acórdão aqui: Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 280/2017, de 03 de julho

 

Também com interesse
Governo cria carreira de regime especial para técnicos das Finanças
O Executivo aprovou a criação da carreira de regime especial denominada carreira técnica superior do Ministério das Finançase que abrange os técnicos do GPEARI, DGO e DGTF.
Governo e Bloco querem limitar renovações no trabalho temporário
A medida vai avançar, mas ainda falta definir o limite. O Governo e o Bloco criaram um grupo de trabalho para combater a precariedade e esta é uma das propostas, avança esta segunda-feira o Negócios.
Máquina do Fisco não cobra só impostos, funcionários não gostam
As novas competências da máquina de cobranças do Estado não estão a ser bem-aceites pelos trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Segundo o Diário Económico, as cobranças de taxas municipais, taxas moderadoras, portagens e a
Autarcas. Limitação de mandatos já foi declarada inconstitucional
Juízes do Palácio Ratton chumbaram um diploma de 1991 que impedia os autarcas de se recandidatarem a mais de três mandatos consecutivos.
 Insultos, agressões e ameaças entraram na rotina dos funcionários do fisco
A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos. Antes de 2012, as agressões verbais e as ameaças eram muito raras. Hoje acontecem todos os dias. As agressões físicas são mais raras, mas existem.
Governo quer permitir que empresas privadas passem multas de estacionamento
O Governo quer atribuir às empresas privadas de estacionamento a competência para aplicar multas a quem não paga o parquímetro. Esta intenção está expressa num projecto de decreto-lei do Ministério da Administração Interna, ao qual a Comiss
Guias de transporte Novo regime de circulação de mercadorias entra hoje em vigor
As autoridades podem aplicar coimas e apreender mercadorias aos incumpridores que a partir de hoje não apresentem a comunicação eletrónica das guias de transporte de mercadorias.
Investigações do DCIAP são o que mais atrasa a justiça
Apenas em quatro de 16 processos analisados pelo i se perde mais tempo noutras fases que não o inquérito. É no DCIAP que eles demoram mais.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro