facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Pagar para reclamar custas judiciais é inconstitucional

O Tribunal Constitucional acaba de declarar inconstitucional uma norma que obriga quem queira reclamar das chamadas “custas de parte” a, previamente, depositar junto do tribunal o total do valor pedido. Estava em causa o direito do acesso à justiça, consideraram os magistrados.

justica

Noticia completa aqui.

in Jornal de Negócios | 23-07-2017

 

Consulte o Acórdão aqui: Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 280/2017, de 03 de julho

 

Também com interesse
Fisco aperta cerco às retenções de IRS feitas pelas empresas
Através de um novo sistema de cruzamento de dados, a Administração Tributária (AT) vai apertar o cerco às retenções de IRS feitas pelas empresas aos seus trabalhadores. O objectivo, adianta o Diário Económico, é verificar se estão a ser fe
Justiça lança plano para a reabilitação e reinserção dos presos
Paula Teixeira da Cruz revelou estar tarde que o próximo “grande” desafio é o lançamento de um plano nacional que reabilite a comunidade prisional.
Tarifas reguladas na luz e gás natural mantêm-se até final de 2017
A portaria que confirma a existência de tarifas reguladas na electricidade e gás natural para as famílias até final de 2017 está esta segunda-feira, 30 de Março, publicada em Diário da República.
Mulheres violadas obrigadas a pagar custas judiciais
Regime de isenção de pagamento só existe para casos de violência doméstica.
Polícia criminal e MP com dados partilhados
A Procuradora-geral da República apresenta hoje a Plataforma para o Intercâmbio de Informação Criminal (PIIC), cuja rede eletrónica, destinada à prevenção e investigação criminal, permite a partilha de dados entre os órgãos de polícia cr
Funcionários públicos vão descontar menos para a ADSE
O Governo decidiu reduzir a base de incidência dos descontos para o sistema de saúde dos funcionários públicos. O acerto vai dar direito à devolução do acerto.
Processos pendentes sobem quase 10 vezes em quatro décadas
O número de tribunais judiciais em Portugal passou de 208 em 1972 para 327 em 2011, segundo dados disponibilizados pela Pordata, mas durante o mesmo período os processos pendentes cresceram quase 10 vezes.
Auditoria deteta 113 casos de acumulação irregular de salário com pensão no Estado
Inspeção-Geral de Finanças detetou 113 casos de acumulação irregular de reformas com salário no Estado, que levaram ao pagamento indevido de 900 mil euros.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro