facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Estado admite sortear prémios entre quem investir em dívida

dinheiroO IGCP conta lançar novos intrumentos de poupança para o retalho nos próximos meses e há vários cenários em estudo.

A agência que gere o crédito público, o IGCP, conta lançar nos próximos três meses novos instrumentos de financiamento do Estado dirigidos aos investidores de retalho. Apesar de não ter entrado em detalhes sobre os produtos a ser lançados em breve, o presidente do IGCP deu os exemplos da Irlanda, de França e de Itália na estratégia para atrair a poupança dos investidores de retalho.

No caso irlandês, a agência que gere o crédito público do país criou uma marca própria para o retalho e tem dois tipos de produtos. Além de angariar depósitos entre um a dez anos com taxa fixa e variável, Dublin oferece ainda títulos de dívida, conhecidos como ‘prize bonds'. Estes instrumentos não pagam juros mas dão direito aos seus detentores a entrarem em sorteios semanais e mensais. Todas as semanas, a Irlanda premeia um investidor com 20 mil euros, dá cinco prémios de mil euros, 500 de 100 euros e cerca de 8.000 prémios no valor de 50 euros. Já o sorteio mensal contempla um investidor com um milhão de euros. "É um produto peculiar que poderá fazer sentido explorar", referiu o presidente do IGCP.

in Económico | 21-02-2013 | Rui Barroso

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro