facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

60% dos portugueses não lêem a informação enviada pelas seguradoras

contratodetrabalhoMuitos portugueses podiam baixar o seu prémio de seguro automóvel se lessem a informação que lhes é fornecida.

Um estudo realizado pela GfK mostra que apenas 39% dos condutores portugueses lê a informação que lhes é enviada pela seguradora, relativamente ao seguro automóvel. Isto significa que mais de metade dos tomadores de seguro desconhecem o seguro que subscreveram. O mesmo estudo - que foi desenvolvido para a Seguro Directo - revela ainda que 47% dos detentores de um seguro não o costuma renegociar. Sandra Moás, directora-coordenadora da Seguro Directo, nota que "este desconhecimento é prejudicial para ambas as partes: segurado e seguradora. Por um lado, o segurado por desconhecimento de outras ofertas e das coberturas do seu próprio seguro pode eventualmente fazer uma escolha desadequada face à necessidade do seu perfil, o que acaba por resultar num custo desajustado". Ou seja, se acha que está a pagar um valor demasiado alto, talvez esteja na hora de deitar um olho à informação que tem em casa. "Cada vez mais é essencial, enquanto consumidores, sabermos o que estamos a pagar e confirmar se esse é efectivamente o custo justo. Por outro lado, essa falta de informação conduz também a falsas expectativas em relação ao produto contratado, nomeadamente no momento do sinistro, o que gera insatisfação e falta de confiança na própria seguradora", diz.

É certo que a linguagem dos seguros não é fácil, mas é melhor pedir ajuda à sua companhia de seguros do que ignorar a informação que lhe enviam. O estudo da GfK mostra que apenas 44% dos entrevistados sabe que o ‘prémio' de seguro é o preço pago por esse produto. Uma elevada percentagem - 38% - acredita que o ‘prémio' é o valor que a seguradora lhe paga no caso de não haver qualquer sinistro. No mesmo sentido, há ainda muitas pessoas (44%) que desconhecem que a participação de um sinistro deve ser realizada no prazo de oito dias.

Todas estas informações parecem pouco relevantes quando tudo corre bem, mas o seu desconhecimento pode trazer amargos dissabores em caso de sinistros. Sandra Moás admite que a responsabilidade desta desinformação é repartida entre seguradoras e clientes. "Se por um lado o cliente tem de reforçar a sua curiosidade nesta matéria e tomar consciência de que conhecer o seu produto é fundamental para fazer uma boa escolha, por outro lado somos responsáveis enquanto agentes de mercado por chegar aos segurados de uma forma directa, simples e com uma linguagem acessível - e não em "segurês" como costumamos dizer na Seguro Directo". No entanto, acrescenta, "da parte das Seguradoras temos vindo a assistir a uma maior preocupação com a forma como gerem estes temas, sobretudo na dimensão de orientação ao cliente. Mas estamos num mercado muito permeável à evolução do comportamento do consumidor, o que faz com seja necessário rever e ajustar os nossos canais de comunicação de forma constante".

Também o facto de praticamente metade dos tomadores de seguros não renegociarem as suas apólices, por exemplo, anualmente, deve fazer soar os alarmes. Numa altura em que é preciso ter cada vez mais contenção de despesas, gastar algum tempo a falar com a sua mediadora pode ajudá-lo a poupar uma soma considerável no final do ano. Até porque, segundo o mesmo estudo, 41% dos inquiridos afirma que o preço é o facto que mais valorizam num seguro automóvel. Já a qualidade é o factor mais importante para apenas 35% dos participantes neste inquérito.

in Económico | 11-03-2013 | Margarida Vaqueiro Lopes

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro