facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Muitas famílias sobreendividadas pedem ajuda tarde demais

sem dinheiroNos primeiros três meses do ano foram abertos quase 1.200 processos, na sequência dos mais de 7.700 pedidos de ajuda que chegaram à DECO.

As famílias sobreendividadas estão a pedir ajuda cada vez mais tarde, revela o boletim estatístico da DECO a que a Renascença teve acesso.

A maior parte só recorre à associação de defesa dos consumidores quando já se encontra em situação de incumprimento, com créditos por pagar há vários meses

“As famílias, neste momento, estão a pedir-nos ajuda já em situação de incumprimento. Mais de 60% das situações que nós temos aqui na DECO já estão em situação de incumprimento”, afirma a coordenadora do gabinete de apoio ao sobreendividado.

Natália Nunes adianta que “mais de 22% dos processo” que chegaram à DECO “ têm incumprimentos superiores a seis meses”.

“Isto é algo que nos deixa preocupados, porque pensávamos haver aqui uma tendência para que as famílias pedissem ajuda numa fase prévia e, infelizmente, estamos a verificar este ano que isso não acontece”, lamenta.

Muitas famílias com dificuldades em pagar as suas contas já chegam à associação para a defesa dos consumidores numa altura em que a DECO já pouco ou nada pode fazer por elas, por isso, neste primeiro trimestre foram abertos menos processos junto do gabinete de apoio ao sobreendividado.

Nos primeiros três meses de 2013 foram abertos quase 1.200 processos, na sequência dos mais de 7.700 pedidos de ajuda.

in RRenascença | 05-04-2013 | Fátima Casanova

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro