facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

13 mil suspeitas no imobiliário

predio habitacaoAs denúncias de operações suspeitas de branqueamento de capitais estão a aumentar. Só no setor imobiliário, houve 13 667 comunicações à Unidade de Informação Financeira (UIF) da Polícia Judiciária nos primeiros três meses do ano.

Os números foram revelados ontem pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, que apontou para o "facto de, só em dinheiro, a UIF da PJ ter apreendido, nos últimos dois anos, mais de 20 milhões de euros".

As suspeitas no imobiliário foram reportadas ao Instituto da Construção e do Imobiliário, entidade de fiscalização do setor, relativas a declarações de transações. Para o Governo, as 13 667 comunicações denunciam um "enorme aumento" em relação ao ano passado. A ministra revelou que 2012 foi o ano em que, do setor financeiro, se registou "um maior aumento" de comunicações suspeitas, com 60 entidades a denunciarem casos às autoridades. Este ano, as instituições de crédito já terão feito 528 denúncias até março, pelo que a ministra considera "previsível que aumente ainda mais o número de comunicações no ano de 2013".

in Correio da Manhã | 11-04-2013 | Pedro H. Gonçalves

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro