facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

GNR alerta para burlas com nova nota de 5 euros

dinheiroA três dias da entrada em circulação da nova nota de cinco euros, a GNR realizou hoje, em Murça, uma acção de sensibilização junto dos idosos para alertar e prevenir a ocorrência de burlas.

O governador do Banco de Portugal (BdP) presidiu também hoje, em Lisboa, a uma sessão de apresentação da nova nota, que começa a circular em Portugal a partir de quinta-feira.

A substituição de notas é já um dos “modos operandi” a que os burlões recorrem para enganar as suas vítimas, principalmente os idosos, convencendo-os que as antigas vão sair de circulação.

O tenente José Pedro Silva, do destacamento de Vila Real, afirmou hoje que se prevê que a entrada em circulação da nova nota de cinco euros, na quinta-feira, seja usada como método para enganar os idosos.

Por isso mesmo, a Guarda está a insistir na realização de acções de esclarecimento junto desta camada da população.

Hoje mesmo decorreu na Santa Casa da Misericórdia, em Murça, uma dessas iniciativas.

A falar para uma assistência de algumas dezenas de idosos, o comandante do posto da GNR de Murça, o segundo sargento Paulo Costa, alertou para o facto de as notas antigas de cinco euros continuaram “válidas” e “em circulação”.

“Isto é importante. Ninguém vai a vossas casas fazer a recolha das notas antigas. As duas vão ficar em circulação ao mesmo tempo”, salientou o comandante.

Paulo Costa referiu as diferentes entre as duas notas, principalmente a nível da cor, e frisou que a nova “é mais segura e difícil de falsificar”.

“Se alguém vos abordar ignorem ou chamem-nos logo. Podem continuar a usar os cinco euros antigos até que eles sejam depois recolhidos pelos bancos”, acrescentou.

No meio da plateia, uma senhora questionou o porquê da palestra de hoje.

“Precisamente por causa das burlas de que os idosos são vítimas”, respondeu a cabo Luísa Vidazinha.

Só na área do Comando da GNR de Vila Real foram registadas 20 burlas entre Janeiro e o final de Março, oito das quais foram perpetradas a idosos. O valor burlado nestas ocorrências foi de 30.305 euros.

Em igual período do ano passado, a GNR contabilizou 21 casos de burlas, num valor de 31.297 euros.

Aurora Soledade, 86 anos e utente do Centro de Dia do Fiolhoso, concelho de Murça, considerou estas acções de sensibilização muito importantes. “Só estão a fazer bem ao povo”, afirmou à agência Lusa.

A octogenária já sabia da nova nota mas garante que a informação “nunca é demais”, até porque diz que já foi vítima de uma tentativa de burla e de um roubo de 50 euros.

“Comigo já tentaram uma ocasião. Foram lá a minha casa uns senhores que diziam que eram do banco. Quando disse que ia chamar o meu filho foram-se embora. Eram pessoas bem apresentadas”, salientou.

O tenente José Pedro Silva disse que estas acções são para prosseguir.

“À medida que as notas forem entrando em circulação vamos continuar a informar e vamos estar atentos à ocorrência de possíveis burlas utilizando este novo método”, sublinhou.

Até porque, explicou, em distritos como Vila Real, há muita população idosa, com baixa escolaridade, que vive isolada e que é um “alvo apetecível pelos burlões devido à falta de informação”.

“É uma preocupação constante durante todo o ano, de sensibilizar e informa-los para prevenir a ocorrência destes crimes, que nestes distritos, assume uma maior importância em termos de estatística criminal”, frisou.

in SOL | 29-04-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro