facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

BdP regista mais de 15 mil queixas de clientes em 2012

banco portugalEntidade liderada por Carlos Costa deu razão aos clientes em mais de metade das reclamações que recebeu.

O número de reclamações de clientes bancários contra instituições financeiras que atuam no mercado português subiu no ano passado 6,2% para 15.603, revelou esta quinta-feira o Banco de Portugal.

Este aumento quebrou a tendência de redução que tinha sido observada nos anos anteriores, e a entidade liderada por Carlos Costa deu razão aos clientes em mais de metade das reclamações que recebeu.

Nos 56% de casos em que o Banco de Portugal detetou indícios de infração por parte dos bancos visados pelas reclamações, «a situação reclamada foi solucionada pela instituição de crédito, por sua iniciativa imediata ou por recomendação e/ou determinação específica» do regulador.

Em média, as reclamações registadas em 2012 foram resolvidas em 36 dias, menos 12 dias do em 2011.

Na conferência de imprensa de apresentação do relatório de supervisão comportamental de 2012, na sede do regulador, em Lisboa, Carlos Costa realçou a «confiança» que os portugueses revelam ter pelo sistema bancário, destacando «a evolução dos depósitos muito positiva e melhor do que noutros países europeus», adianta a Lusa.

Durante o ano passado, o Banco de Portugal emitiu 1.102 recomendações e determinações específicas, «exigindo às instituições supervisionadas a correção dos incumprimentos e irregularidades detetados», lê-se no relatório hoje divulgado.

Estas ações incidiram sobre os serviços de pagamento (32% dos casos), regras de transparência dos preçários (16%), crédito aos consumidores (15%), depósitos e suas contas (13%), crédito à habitação (12%), publicidade (10%) e livro de reclamações (2%).

No que toca aos processos de contraordenação, o regulador instaurou 34 processos contra 15 instituições em 2012. E foram resolvidos 34 processos de contraordenação (23 transitados de anos anteriores e 11 instaurados em 2012).

in TVI 24 | 09-05-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro