facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Mudaram as prioridades. Irmãos podem ter de frequentar escolas diferentes

escolaNo ensino pré-escolar, a idade passa à frente da questão da residência e dos irmãos matriculados na mesma escola. Ministério da Educação diz à Renascença que a lei concretiza a liberdade de escolha de matrícula.

Num altura em que decorre o prazo de matrículas no pré-escolar, pais e directores de escolas alertam para a possibilidade de irmãos poderem vir a ser obrigados a frequentar estabelecimentos de ensino em diferentes regiões.

“A alteração que nos saltou mais à evidência tem a ver com a questão de ter irmãos na mesma escola, que foi preterida em relação à morada da residência. Não percebemos a necessidade da alteração face ao que estava no ano passado, sendo que a possibilidade de criar transtorno é maior”, pois pode obrigar “uma família que tenha mais do que um filho a andar” de escola em escola para acompanhar os filhos”, alerta o presidente da Confederação de Associações de Pais (Confap), Jorge Ascensão, em declarações à Renascença.

Da parte da Associação de Directores de Agrupamentos Escolares, Adalmiro Fonseca também mostra a sua surpresa com a alteração de prioridades.

“Vejo com preocupação, sobretudo, a posição dos pais que vão ver os filhos separados por escolas. Acho que nada disto pode ser feito sem haver primeiro um diálogo, nomeadamente com as associações de pais”, defende, criticando “as prioridades que são feitas a partir de Lisboa”.

A idade passa à frente da questão da residência e dos irmãos matriculados no mesmo estabelecimento de ensino no caso do pré-escolar. No caso do ensino básico, o local de residência e os irmãos a frequentar a mesma escola estão à frente da questão da idade.

Questionado pela Renascença, o Ministério da Educação lembra que a lei considera, em primeiro lugar, as situações especiais enquadradas e a continuidade de frequência do mesmo estabelecimento. O Ministério sublinha ainda que a lei concretiza a liberdade de escolha de matrícula.

in RRenascença | 28-05-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro