facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Banco de Portugal cria base de dados financeiros de PME

banco portugalO regulador está a preparar bases de dados com informações mais detalhadas de forma a melhorar o financiamento das PME.

O Banco de Portugal está a reforçar as suas bases de dados com informação adicional e mais detalhada sobre créditos e indicadores financeiros das empresas portuguesas, nomeadamente pequenas e médias empresas (PME). A falta de informação financeira detalhada e auditada é um dos factores de pressão no acesso ao crédito das PME, nomeadamente no que toca ao prémio de risco cobrado pelos bancos para emprestarem dinheiro a estas empresas. 

De acordo com o último relatório de avaliação do Fundo Monetário Internacional ao programa de ajustamento, "os esforços para promover a partilha de informação, especialmente sobre PME, estão em curso". Em causa está a cobertura mais abrangente e detalhada de dados da Central de Responsabilidade de Crédito, nomeadamente a inclusão de produtos financeiros adicionais e a classificação suplementar de empréstimos já reportados à Central. Ou seja, informação suplementar sobre empréstimos garantidos e créditos reestruturados.

in Económico | 17-06-2013 | Marta Marques Silva

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro