facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Arrendamento já pesa 20% do mercado imobiliário

predio habitacaoMediadoras admitem que os serviços de protecção de rendas estão a dar um novo fôlego ao mercado.

O arrendamento já representa cerca de 20% do mercado nacional, mas a perspectiva é aproximar-se da média europeia, que ronda os 40%. As contas são da empresa Arrenda na Hora, que aposta em soluções de arrendamento e serviços associados a este mercado.

De acordo com a mesma empresa, "o arrendamento é uma tendência que está a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal, já que continua a registar uma procura firme por parte dos arrendatários, esperando-se um grande aumento do número de transacções ao longo de 2013". A Arrenda na Hora acrescenta ainda que esta opção "é a mais racional na escolha de casa". E que "as recentes alterações à legislação (NRAU) vêm ao encontro desta nova tendência, visando promover as condições necessárias ao de-senvolvimento deste mercado".

Rendas protegidas O certo é que os produtos que têm vindo a ser disponibilizados pelas mediadoras ao garantir uma protecção das rendas começam a dar um novo fôlego a este mercado, já que acabam por influenciar os senhorios a colocarem os seus imóveis no mercado de arrendamento.

A fórmula é simples: com estes produtos o senhorio vê assegurado o pagamento das rendas, seja qual for o motivo do incumprimento por parte do inquilino e, ao mesmo tempo, tem acesso a apoio jurídico.

A Century 21 garante ao i que a Renda Seguro "é um produto desenhado à medida das necessidades do proprietário e tem registado sucesso na disponibilização deste serviço". Para o proprietário contratar o seguro, tem de ter feito, ou fazer de raiz, o contrato de arrendamento com a mediadora.

A ERA também lançou o seguro Protecção de Rendas e, apesar da mediadora garantir que este produto "ainda está a dar os primeiros passos", salienta que "tem recebido muitos pedidos de informação tanto por parte dos inquilinos (seguro) como dos senhorios (referenciação), diz ao i o director de operações da mediadora, Rui Torgal. O serviço foi pensado com várias opções de garantia/cobertura de pagamento ao proprietário: até 3 meses de rendas; até 6 meses; até 12 meses e para rendas mensais até 700, até 1500 e até 3500 euros.

Já a Remax afirma que, após o lançamento da solução Renda Garantida, muitos proprietários colocaram os seus imóveis no mercado "após terem estado 'guardados' durante muitos anos. "A campanha investir para arrendar foi lançada em força nestas últimas semanas, não temos ainda dados suficientes para dizer que os investidores têm os seus processos de renda garantida concluídos. Iremos fazer uma avaliação profunda e completa dos primeiros meses desta solução anticrise, sabendo de antemão que a mesma teve enorme sucesso no mercado e que ajudou a revolucionar o sector", diz a CEO da mediadora, Beatriz Rubio. A maioria destas soluções cobre rendas até 3 mil euros durante um ano ou até o inquilino sair. O serviço custa 4% do valor da renda anual.

in ionline | 24-06-2013 | Sónia Peres Pinto

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro