facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Notas falsas apreendidas disparam 43% no semestre

dinheiroForam retiradas de circulação 6.200 notas contrafeitas nos primeiros seis meses do ano, mais 43% do que no semestre anterior.

O número de notas falsas apreendidas aumentou 43% no primeiro semestre do ano face ao segundo semestre do ano passado, tendo sido apreendidas 6.190 notas contrafeitas, revelou hoje o Banco de Portugal.

Em comunicado no site, o Banco de Portugal salienta que as notas apreendidas no País "constituíram apenas 2% da totalidades das notas de euro contrafeitas apreendidas" na zona euro entre Janeiro e Junho deste ano.

As notas falsas mais apreendidas foram as de 50 euros: foram retiradas de circulação 3.957 notas contrafeitas. Seguiram-se as notas de 20 euros, com 1.536 notas falsas apreendidas, e de 10 euros (167 notas).

Segundo o Banco de Portugal, as contrafacções detectadas são de "qualidade regular e podem ser facilmente verificadas, recorrendo apenas a uma observação cuidada dos elementos de segurança da nota de euro, através da metodologia Tocar-Observar-Inclinar".

Face ao mesmo período do ano passado, o montante de notas falsas apreendidas decresceu 12%.

Apreensão de notas falsas sobe 13% na zona euro

Na zona euro, segundo o Banco Central Europeu (BCE), foram apreendidas 317 mil notas de euro contrafeitas na primeira metade do ano, o que corresponde a um acréscimo de 13,2% face ao semestre anterior.

Deste total, 44% correspondeu a apreensões de notas de 50 euros falsisficadas e 38% a apreensões de notas de 20 euros contrafeitas.

in Económico | 19-07-2013 ! Alberto Teixeira

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro