facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Reavaliação de IMI leva valor das casas para o dobro

predio habitacaoValor patrimonial global com reavaliações subiu mais do dobro. Aumento pode nem sempre representar um acréscimo de imposto a pagar. Receita adicional para as autarquias é incerta.

A reavaliação feita pelas Finanças para actualizar o IMI fez disparar para mais do dobro o valor total das cerca de 4,9 milhões de casas que foram alvo das peritagens. Os imóveis valem agora mais de 230 mil milhões de euros, mais 130 mil milhões do que anteriormente verificado. No entanto, há que ter em conta que o aumento do valor da casa não implica sempre uma subida do IMI a pagar pelo proprietário.

Em 2012, as Finanças iniciaram o processo de reavaliação das casas que ainda não tinham sido transaccionadas desde 2004, ano em que a então ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, fez a reforma dos impostos sobre o património e extinguiu a contribuição autárquica criando o IMI. A maioria das casas não tinha ainda sido avaliada com as regras do IMI pós-2004 e acabou por sê-lo durante o ano passado e o primeiro trimestre deste ano. Em resultado desta acção, o valor das casas subiu para o dobro.

in Económico | 23-07-2013 | Paula Cravina de Sousa

Também com interesse
Desconto no ISV para famílias numerosas em vigor a partir de Janeiro
As famílias com quatro ou mais dependentes a seu cargo, ou as que tenham três entre os quais dois com idade inferior a oito anos, vão poder ter a partir de 1 de Janeiro uma redução de 50% no imposto sobre veíc
Polícias municipais reivindicam estatuto e carreiras semelhantes à da PSP
O dirigente sindical acrescentou que a única situação que está a ser resolvida pelo ministério de Miguel Macedo é a questão do fardamento.
Clientes deixam de pagar 3,5 mil milhões de créditos em 2012
Malparado atinge 12,5 mil milhões nos maiores bancos.
Dívidas fiscais paradas nos tribunais crescem 400 milhões
Equipas especiais conseguiram resolver 416 milhões de euros entre Janeiro e Março deste ano mas no mesmo período entraram litígios num total de 831 milhões. Valor parado ascende a 6,6 mil milhões.
Justiça destaca papel de agentes de execução no processo administrativo
A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, afirmou hoje que os agentes de execução vão continuar a ser "essenciais" no novo processo administrativo, cuja cobrança de dívida se irá assemelhar &agrav
Governo promete menorizar impacto da aposentação de 400 funcionários judiciais
O Governo está a estudar "ajustamentos de quadros", garantindo que está a tentar menorizar o impacto da aposentação até ao final do ano de 400 funcionários judiciais, indicou nesta segunda-feira a secret&aa
Agenda Fiscal para maio 2017
Conheça aqui as datas de cumprimento das suas obrigações fiscais no mês de maio de 2017, constantes do Portal das Finanças.
Simplificado o processo para o fisco receber dados das contas bancárias
Autoridade Tributária vai poder receber directamente do Banco de Portugal a informação pedida sobre os contribuintes alvo de investigação fiscal.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro