facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Reavaliação de IMI leva valor das casas para o dobro

predio habitacaoValor patrimonial global com reavaliações subiu mais do dobro. Aumento pode nem sempre representar um acréscimo de imposto a pagar. Receita adicional para as autarquias é incerta.

A reavaliação feita pelas Finanças para actualizar o IMI fez disparar para mais do dobro o valor total das cerca de 4,9 milhões de casas que foram alvo das peritagens. Os imóveis valem agora mais de 230 mil milhões de euros, mais 130 mil milhões do que anteriormente verificado. No entanto, há que ter em conta que o aumento do valor da casa não implica sempre uma subida do IMI a pagar pelo proprietário.

Em 2012, as Finanças iniciaram o processo de reavaliação das casas que ainda não tinham sido transaccionadas desde 2004, ano em que a então ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, fez a reforma dos impostos sobre o património e extinguiu a contribuição autárquica criando o IMI. A maioria das casas não tinha ainda sido avaliada com as regras do IMI pós-2004 e acabou por sê-lo durante o ano passado e o primeiro trimestre deste ano. Em resultado desta acção, o valor das casas subiu para o dobro.

in Económico | 23-07-2013 | Paula Cravina de Sousa

Também com interesse
Limitação de mandatos. Lei foi debatida em
A lei que agora divide os tribunais foi dada a conhecer aos deputados no dia da votação. Teve15 minutos de debate.
Fisco ganha luta contra sigilo bancário e passa a ter acesso às contas
A Autoridade Tributária ganhou a batalha no Supremo Tribunal Administrativo para levantar o sigilo bancário em casos de discrepâncias entre os rendimentos declarados no IRS e os ganhos com juros de depósitos bancário
Novo IMI. Entrega da declaração para heranças chega dia 15
Heranças sem partilhas de valor superior a 600 mil euros podem contornar AIMI se todos os herdeiros acordarem entregar declaração.
Arrendamento: Balcão despeja 702
O Balcão Nacional do Arrendamento (BNA) registou a entrada de 2769 requerimentos de despejo até 30 de setembro e emitiu no total 702 títulos de desocupação, de acordo com dados do Ministério da Justiça.
No espaço de um ano a lista de devedores apresenta menos 3410 contribuintes. PERES foi a principal razão para esta descida, mas não foi a única: há mais contribuintes a pagarem os impostos a tempo e horas e menos d&
Governo clarifica diploma de avaliação dos funcionários públicos
Na ausência de avaliação irá ser atribuído um ponto aos trabalhadores em que a alteração do posicionamento remuneratório seja reflexo de "opção gestionária".
Empresas têm que transitar para mercado liberalizado de eletricidade até 31 dezembro
O Governo fixou hoje a data de 31 de dezembro para a extinção das tarifas transitórias para fornecimentos de eletricidade a empresas clientes finais com consumos em alta, média e baixa tensão especial, segundo um decreto-lei hoje publicado.
Ministério Público investigou em 2013 mais de 80 casos envolvendo autarcas
Cada inquérito pode envolver mais do que um autarca. Suspeitas incluem crimes de corrupção, peculato e tráfico de influências, entre outros.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro