facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Reavaliação de IMI leva valor das casas para o dobro

predio habitacaoValor patrimonial global com reavaliações subiu mais do dobro. Aumento pode nem sempre representar um acréscimo de imposto a pagar. Receita adicional para as autarquias é incerta.

A reavaliação feita pelas Finanças para actualizar o IMI fez disparar para mais do dobro o valor total das cerca de 4,9 milhões de casas que foram alvo das peritagens. Os imóveis valem agora mais de 230 mil milhões de euros, mais 130 mil milhões do que anteriormente verificado. No entanto, há que ter em conta que o aumento do valor da casa não implica sempre uma subida do IMI a pagar pelo proprietário.

Em 2012, as Finanças iniciaram o processo de reavaliação das casas que ainda não tinham sido transaccionadas desde 2004, ano em que a então ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, fez a reforma dos impostos sobre o património e extinguiu a contribuição autárquica criando o IMI. A maioria das casas não tinha ainda sido avaliada com as regras do IMI pós-2004 e acabou por sê-lo durante o ano passado e o primeiro trimestre deste ano. Em resultado desta acção, o valor das casas subiu para o dobro.

in Económico | 23-07-2013 | Paula Cravina de Sousa

Também com interesse
Hospitais solicitam aos utentes o pagamento de taxas que já prescreveram
Recomendação da DECO: consumidores confrontados com uma carta de um hospital a reclamar o pagamento de valores referentes a cuidados de saúde prestados há mais de três anos que poderão opor-se ao seu pagamen
Legalização de carros nas Finanças passa a ser online a partir de 1 de julho
Executivo vai simplificar o procedimento de desalfandegamento e pagamento do Imposto Sobre Veículos, que passa a ser feito de forma eletrónica em quase todas as situações. Novas regras entram em vigor a 1 de julho.
 Alargamento do horário não chega a todos os serviços
Centros de emprego e serviços da Segurança Social não garantem atendimento de oito horas por dia em todos os pontos do país.
Extinção do Balcão de Arrendamento gera polémica entre proprietários e inquilinos
Quatro anos após a entrada em funcionamento do Balcão Nacional do Arrendamento, os inquilinos defendem a extinção deste serviço de agilização dos despejos, enquanto os proprietários se manifesta
Apenas 15% dos deputados não deram faltas no último ano
Só 34 deputados é que marcaram presença em todas as 109 sessões plenárias na Assembleia da República. Segundo dados do parlamento, apenas 15% dos deputados não deu faltas no último ano.
Carta por pontos. Vinte e sete condutores já ficaram “a zeros”
Desde que o regime de carta por pontos entrou em vigor, a 1 de junho do ano passado, vinte sete condutores já ficaram com a carta ‘a zeros’, revelou ao i a Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (ANSR).
PR promulga lei que proíbe pagamentos em dinheiro superiores a 3000 euros
O Presidente da República promulgou esta segunda-feira a lei que proíbe pagamentos em dinheiro que envolvam montantes iguais ou superiores a três mil euros, de acordo com uma nota divulgada na página da Internet da Presid&e
Quase 100 mil portugueses aderiram ao 'perdão fiscal'
A adesão ao Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado está fechada e os números são impressionantes. Mais de mil milhões de euros deverão ser arrecadados após a execuç&a

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro