facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Bombeiros voluntários que prestem serviço no verão isentos de IRS

bombeirosOs bombeiros voluntários que combatam incêndios  florestais no período de férias e descanso ficam, a partir de hoje, isentos  do pagamento de IRS sobre as compensações e subsídios que recebam, depois  de ter sido publicado em Diário de república.

Segundo o diploma, o IRS não incide sobre as compensações e subsídios,  referentes à actividade voluntária, postos à disposição dos bombeiros pela  Autoridade Nacional de Protecção Civil e pagos pelas respectivas entidades  detentoras de corpos de bombeiros, no âmbito do dispositivo especial de  combate a incêndios florestais e nos termos do respectivo enquadramento  legal. 

No dia 22 de maio, o secretário de Estado da Administração Interna disse  que isentar de IRS os bombeiros voluntários que durante o período de férias  e descanso façam parte do dispositivo de combate a incêndios florestais  resolve uma questão que durava há 22 anos. "Esta matéria está por resolver há 22 anos", disse então Filipe Lobo  DAvila, ao apresentar no Parlamento a proposta de lei do Governo que isentava  de IRS os bombeiros voluntários que prestem serviço durante o período de  férias e descanso no combate aos incêndios florestais no verão. 

Para o secretário de Estado, o diploma vai "clarificar as dúvidas que  têm existido nos últimos anos" e "reconhece o papel insubstituível dos bombeiros  voluntários".  

Na altura, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considerou o diploma  "justo" e "vitória" para os bombeiros portugueses.

in Sic Noticias | 27-07-2013

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro