facebookrssyoutubetwitter

INFOJUS

LEGISLAÇÃO

ÚTIL

Noticias

Bombeiros voluntários que prestem serviço no verão isentos de IRS

bombeirosOs bombeiros voluntários que combatam incêndios  florestais no período de férias e descanso ficam, a partir de hoje, isentos  do pagamento de IRS sobre as compensações e subsídios que recebam, depois  de ter sido publicado em Diário de república.

Segundo o diploma, o IRS não incide sobre as compensações e subsídios,  referentes à actividade voluntária, postos à disposição dos bombeiros pela  Autoridade Nacional de Protecção Civil e pagos pelas respectivas entidades  detentoras de corpos de bombeiros, no âmbito do dispositivo especial de  combate a incêndios florestais e nos termos do respectivo enquadramento  legal. 

No dia 22 de maio, o secretário de Estado da Administração Interna disse  que isentar de IRS os bombeiros voluntários que durante o período de férias  e descanso façam parte do dispositivo de combate a incêndios florestais  resolve uma questão que durava há 22 anos. "Esta matéria está por resolver há 22 anos", disse então Filipe Lobo  DAvila, ao apresentar no Parlamento a proposta de lei do Governo que isentava  de IRS os bombeiros voluntários que prestem serviço durante o período de  férias e descanso no combate aos incêndios florestais no verão. 

Para o secretário de Estado, o diploma vai "clarificar as dúvidas que  têm existido nos últimos anos" e "reconhece o papel insubstituível dos bombeiros  voluntários".  

Na altura, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considerou o diploma  "justo" e "vitória" para os bombeiros portugueses.

in Sic Noticias | 27-07-2013

Também com interesse
Caixas económicas de menor dimensão com novas regras a partir de 30 junho
As caixas económicas com um volume de ativos inferior a 50 milhões de euros vão ter, a partir de 30 de junho, novas regras de controlo dos riscos da atividade, segundo um aviso do Banco de Portugal, hoje publicado.
Vistos “gold” sujeitos a novas regras a partir de quinta-feira
As novas regras para atribuição dos chamados vistos “gold” vão entrar em vigor esta quinta-feira. Com esta revisão legislativa termina a suspensão em vigor desde Julho.
Gestor do Contribuinte - Segurança Social
O reforço da capacidade administrativa do sistema no contexto da sua atuação em matéria de contribuições constitui uma preocupação permanente. A concretização desse objetivo passa,
Portugal não aplica na totalidade diretiva que protege direitos dos passageiros
Apenas quatro Estados-membros implementaram completamente a diretiva que protege os direitos dos passageiros de comboios, disse hoje a Comissão Europeia, com Portugal entre os países que ainda não aplicam totalmente, situaç
Redução do IMT só a partir de 2017
Os grupos parlamentares do PSD e CDS avançaram com um projecto de lei que pretende adiar a redução do Imposto Municipal sobre Transmissões de Imóveis (IMT), que deveria começar em 2016.
 Ministério Público: Diferenças salariais provocam descontentamento
Há mais um efeito colateral da reforma do mapa judiciário que está a deixar descontentes os magistrados. Neste caso, os procuradores do Ministério Público. O novo mapa judiciário tem uma norma que distingue, em termos de vencimento, as funçõe
Reformados a trabalhar no Estado deixam de receber pensão
Pensionistas da Segurança Social que optem por exercer funções públicas deixam de poder escolher entre salário ou pensão. Regime irá assim convergir com o que já está previsto para a Função Pública.
 Dois terços dos funcionários públicos de
Dois em cada três pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) que estavam de "baixa" médica em 2012 e tiveram de se apresentar a uma junta médica foram considerados aptos para trabalhar, segundo o Relatório e Contas daquela instituição.

collex debates discursos lexpoint vida economicaupt parceiro